Da redação

Deputado quer instalação de Posto Avançado do Corpo de Bombeiros para prevenir e combater queimadas na região. Foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (07), o deputado estadual Léo Barbosa (SD) solicitou, através de requerimento encaminhado ao governo do Estado do Tocantins, a instalação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar na região do Jalapão. 

O objetivo é prevenir e combater focos de incêndios, principalmente na época de maior seca, que no Estado acontece entre os meses de julho e outubro. De acordo com o parlamentar, o funcionamento da unidade pode acontecer com mais intensidade durante este período, quando o clima fica seco, com ventos fortes e mais propício à disseminação de queimadas. 

+ Autor de requerimento, Léo Barbosa comemora início da construção de ponte sobre o Rio São Silvestre

“São feitas campanhas de conscientização, mas muitas vezes e o fogo chega e o governo precisa estar preparado para auxiliar no combate e evitar que os danos sejam maiores”, ressaltou Léo.

Em plenário, Barbosa destacou a importância da preservação do potencial turístico e o desenvolvimento econômico do Jalapão, tendo em vista que além de atrair um grande número de turistas, ainda conta com o extrativismo de Capim Dourado para a geração de renda. 

VEJA TAMBÉM
Férias no Tocantins: saiba quais os principais pontos turísticos

 “Quem tem um pedaço de terra e tira dela o seu sustento já fica com o coração na mão imaginando que a qualquer momento terá que reunir filhos, amigos e vizinhos para combater um incêndio, que muitas vezes é causado de forma criminosa”, completou.