Redação JM Notícia

Fonte: ICS | IBOPE Inteligência

As instituições que mais inspiram confiança nos brasileiros são Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e igrejas. Esses dados fazem parte do Índice de Confiança Social (ICS) medido pelo IBOPE Inteligência e divulgado essa semana, mostrando uma lista de órgãos e instituições privadas ou governamentais.

As igrejas tiveram anos de baixa nessa pesquisa, mas neste ano ficou com cinco pontos a mais que no ano anterior, fechando com 71 um pontos. O Corpo de Bombeiros, que está em primeiro lugar, tem 88 pontos e a Polícia Federal tem 72 pontos.

Assim, as igrejas aparecem na frente de importantes instituições como as Forças Armadas, escolas públicas, polícia, meios de comunicação, empresas, bancos, ministério público, entre outras.

As últimas cinco posições na lista são ocupadas pelo sistema público de saúde, sindicatos, governos municipais, congresso nacional e partidos políticos.

Vale destacar, porém, que entre todas as instituições a que mais recuperou a confiança dos brasileiros é a Presidência da República que marcou 48 pontos, 35 pontos a mais do que em 2018. O número é o maior desde 2013.