Da redação

Governador entregou ao ministro um ofício solicitando a pavimentação e integração da malha viária na região do Jalapão

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, discutiram na manhã deste sábado, 17, no Palácio Araguaia, investimentos para infraestrutura e promoção do turismo tocantinense. 

Durante a reunião, o Governador entregou ao ministro um ofício solicitando a pavimentação e integração da malha viária na região do Jalapão.

+ Ministro do Turismo visitará o Jalapão nesta sexta, 16

Segundo o Governador, a estrada para o Jalapão é algo urgente. “Temos que pensar no futuro, mas lembrar que o pão na mesa do tocantinense é todo dia. Precisamos prestar atenção no que vai atender nosso cidadão hoje. A estrada para o Jalapão tem que ser feita imediatamente, assim como, a ponte de Porto Nacional, os hospitais de Gurupi e Araguaína”, ressaltou.  

O Chefe do Executivo também falou sobre o meio ambiente. “Não temos problemas de invasão, nem com os índios e meio ambiente. Nós cuidamos das nossas matas. Só fazemos o que é determinado pela Lei, nada mais do que isso. Queremos preservar e ao mesmo tempo fomentar a renda para nosso povo”, afirmou o Governador.

VEJA TAMBÉM
Em vídeo, Eli Borges ressalta qualidades de Carlesse e diz que é o candidato que o Tocantins precisa

O governador Mauro Carlesse também destacou que agora o Tocantins pode produzir tilápia. “Os pequenos produtores, cerca de 15 mil, já estão começando a se cadastrar e a fazer seus tanques, assim, aumentando sua renda e gerando empregos”, disse.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turismo (Adetuc), Tom Lyra, destacou as regiões turísticas do Tocantins. “Estamos fomentando o Jalapão, mas não podemos esquecer das Serras Gerais, Cantão, Bico do Papagaio. O Tocantins será um polo turístico e peço ao ministro que compreenda que o Tocantins será um dos grandes vetores do desenvolvimento turístico brasileiro, porque nós temos tudo o que o turista quer”, afirmou Tom Lyra.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou os gargalos do Jalapão e ressaltou a necessidade de melhorar a acessibilidade aos pontos turísticos do Tocantins. “Não podemos esquecer dos lagos do Tocantins, da bacia Tocantins-Araguaia, mas temos que nos lembrar do principal gargalo do Jalapão, a estrada”, destacou vice-governador.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou que quer até quadruplicar os visitantes no Jalapão. “Queremos mais de um milhão de pessoas por mês ali. Agora, temos de 30 a 40 mil visitantes por ano, e com a estrada vamos triplicar ou quadruplicar este número”, afirmou o ministro do Turismo. 

VEJA TAMBÉM
Em meio a crise, Governo exonera mais 130 servidores do Ruraltins e da Secretaria do Trabalho

“Com a parceria com o Ministério da Infraestrutura vamos construir esta estrada; não é uma promessa, mas quero debater esta ideia. Com a estrada será possível ter no local resorts, hotéis, restaurantes. Vamos levar pequenos, médios e grandes investimentos aos Jalapão”, ponderou Marcelo Álvaro.

Reunião

Presentes na reunião com o ministro do Turismo o vice-governador Wanderlei Barbosa; o senador Eduardo Gomes; o deputado federal Carlos Henrique Gaguim; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade; a deputadas estaduais Amália Santana e Vanda Monteiro; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; a secretaria estadual da Infraestrutura, Juliana Passarin; o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; e os prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro, de Lizarda, Sassá, de Natividade, Martinha Andrade, de Augustinópolis, Julio Oliveira, e demais secretários e presidentes de autarquias.