Kléber Leite responde a 15 perguntas para se manter positivo e motivado

Pensamento positivo parece útil em palavras nuas, certo? (Naturalmente, a maioria de nós prefere ser positivo na vida, em vez de ser negativo.) No entanto, a expressão pensamento positivo é também um termo fofo que pode ser facilmente descartado conta Kléber Leite. No mundo real atual, a frase carrega o mesmo peso que palavras como “persistência” ou “ética de trabalho”.

Infelizmente, essas visões estão mudando agora, pois a negatividade no ar está ficando mais forte a cada dia.

Do ponto de vista da pesquisa, a positividade é muito mais do que mostrar uma atitude otimista ou apenas ser feliz. Ter pensamentos positivos vai além disso e pode realmente criar valor real em sua vida. No entanto, ajuda você a desenvolver habilidades que duram mais do que um sorriso.

O impacto de ser feliz e positivo na vida é visto em sua saúde, trabalho e vida inteira. E isso é de pessoas que são muito mais espertas do que eu. Vamos dar uma olhada em mais descobertas que essas pessoas inteligentes compartilham conosco sobre positividade e negatividade na vida.

O que os pensamentos negativos fazem no seu cérebro?

Kléber Leite: Vamos dar uma olhada neste exemplo para nos ajudar a entender o que a negatividade faz na sua vida.

Kléber Leite: Vamos dizer que você está andando pela floresta e do nada, um tigre pisa em seu caminho. Quando isso acontece, seu cérebro registra instantaneamente uma sensação negativa em seu corpo. A emoção negativa aqui é o medo.

Kléber Leite: Quando você registra uma emoção negativa, os pesquisadores dizem que seu cérebro está programado para fazer uma ação específica. No caso do tigre, a ação que você faria seria executada. É porque naquele momento nada mais no mundo importa além da sua vida. Seu cérebro será focado inteiramente no tigre e, o medo incutido em você, e como se afastar dele.

Kléber Leite: Como você pode ver, o tipo de emoção negativa concentra seus pensamentos e restringe sua mente. No meio de tudo isso, você pode ter uma opção para pegar uma vara ou pedir ajuda – mas seu cérebro ignora tudo isso porque nesse ponto sua mente está cheia de medo (emoção negativa); Portanto, todas essas opções podem parecer irrelevantes.

Kléber Leite: Na vida real, não precisamos nos preocupar em encontrar tigres no caminho. O que temos que nos preocupar é com o nosso cérebro. Nosso cérebro ainda está programado para desligar o mundo exterior e limitar as opções que você vê ao redor, quando pensamentos ou emoções negativas preenchem sua mente.

Kléber Leite: Portanto, a negatividade na vida impedirá que você veja a parte positiva da vida e evite que seu cérebro veja outras opções e escolhas que provavelmente possam ajudá-lo a sair da situação.

Kléber Leite: Agora, vamos ver o que as emoções positivas e a felicidade fazem no seu cérebro.

Então, o que os pensamentos positivos fazem no seu cérebro?

Kléber Leite: Aqui, vamos apenas para o fato imediatamente. Quando você experimenta emoções positivas como amor, alegria e contentamento, seu cérebro faz com que você veja mais possibilidades em sua vida. A positividade abre sua mente para mais opções na vida. No entanto, isso faz de sua mente um livro aberto.

Kléber Leite: Isso é apenas o começo do que a positividade faz ao seu cérebro e vida. Dê uma olhada nas seguintes perguntas e respostas que lhe darão um reflexo de como a positividade, a felicidade e a motivação são benéficas para a sua vida.

Kléber Leite: Vamos começar com as cinco perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de dormir, porque nesse momento muitas pessoas terão os pensamentos do dia passando pela mente.

O que você aprendeu hoje sobre você ou sobre a vida?

Kléber Leite: Cada dia vem com um conjunto de oportunidades para obter insights. As experiências da vida oferecem feedback que o guiará em direção à melhoria. É hora de dormir e um lugar tranquilo para pensar sobre as lições que você aprendeu hoje, mas não trabalhe em profundidade sobre isso, pois você também precisa descansar.

Kléber Leite: Quando você se perguntar, simplesmente tente reconhecer as lições que o dia lhe ofereceu. Por exemplo, você pode ver um padrão se repetindo, então o que você está fazendo para configurá-lo? Ou se um problema acontecer com você, o que você está fazendo para mudar isso?

Kléber Leite: Fazendo essa pergunta a si mesmo, você aprenderá muitos dos seus desafios e como resolvê-los. Se é um planejamento ruim, impaciência refletida, falta de confiança em suas habilidades ou atitude defensiva que causa seus problemas, então com essa pergunta, você definitivamente terá uma idéia de como lidar com eles. Além disso, à noite, há silêncio que age como uma vantagem para você, pois você poderá refletir tranquilamente sobre as lições aprendidas durante o dia.

Que coisas positivas aconteceram com você hoje?

Kléber Leite: A maioria de nós tem o hábito de focar todos os nossos pensamentos sobre o que está errado com a vida que nos esquecemos das coisas boas que acontecem na vida.

Kléber Leite: “Sim, os preços dos combustíveis podem ter subido, mas pelo menos você tem um carro enquanto os outros estão usando o metrô”.

Kléber Leite: Torne a vida fácil para você, olhando para as coisas positivas que aconteceram em sua vida, mesmo que sejam apenas três. Talvez você tenha sua mesa favorita na hora do almoço ou tenha encontrado um bom lugar para estacionar – você nunca sentirá falta de algo positivo que aconteceu naquele dia.

VEJA TAMBÉM
Kléber Leite conta sua definição de felicidade

Kléber Leite: Auto-empoderamento, esperança, inspiração na vida são nutridos pelo foco no positivo. Quando você observa seus pensamentos e intencionalmente os afasta de pensar sobre o que está errado em sua vida e se concentra no que está indo bem em sua vida, você traz uma consciência intensificada sobre os muitos pontos positivos do dia. Como resultado, os negativos se tornarão fracos, deixando você feliz e mais otimista.

O que você fez hoje que o moveu em direção ao seu objetivo ou propósito?

Kléber Leite: Toda vez que você dá um passo em direção ao seu objetivo, você experimenta motivação e satisfação renovadas. O passo, por menor que seja, ajudará você a permanecer no caminho certo em um mundo em que facilmente divergimos do nosso curso.

Kléber Leite: Quando você se sentir preso em sua jornada, faça a si mesmo essa pergunta e reflita sobre a resposta. Pode ser que você tenha preenchido um formulário para obter uma promoção ou um trabalho que o atraia mais perto de seus objetivos. A cada passo intencional, não importa quão pequeno ele coloque a roda de volta em suas mãos e dissipe qualquer desesperança.

Como você ajudou, ajudou ou serviu hoje?

Kléber Leite: É uma pergunta que o ajudará a direcionar seu foco para outras pessoas. Em vez de perguntar a si mesmo, o que eu recebi hoje, pergunte a si mesmo, o que eu ofereci hoje? Geralmente há uma sensação de paz e felicidade quando você coloca os outros em primeiro lugar. No entanto, quando você faz algo para ajudar os outros, você experimentará a vida como cada vez mais solidária e cooperativa.

Kléber Leite: Não acho que ajudar os outros deve ser grande. Ajudar os outros pode ser tão simples quanto segurar uma porta para os outros, ou até mesmo permitir que outros motoristas se misturem à sua frente em uma rampa de entrada da auto-estrada. Deixe seu objetivo ser criar um dia tranquilo para outra pessoa.

Kléber Leite: Estudos revelaram que o altruísmo diminui o cortisol, o que aumenta a oxitocina desejável, o que ajuda a estabelecer relacionamentos. Portanto, encontre alguém que esteja tendo um dia ruim e tente animá-lo.

Qual será o seu foco inicial amanhã?

Kléber Leite: Por fim, em questões positivas para perguntar a si mesmo antes de ir dormir, qual será o seu objetivo amanhã? Fazer esta pergunta ajuda você a preparar sua atitude e seu campo mental para o dia seguinte. Através disso, sua mente e corpo liberam a tensão. Acordar todos os dias com um plano em mente ajuda a começar o dia.

Kléber Leite: Todos os dias não serão suaves; Portanto, se você enfrentar um problema amanhã, imagine-se acordando com ideias claras sobre como resolver o problema com confiança. Na maioria dos casos, seu subconsciente explorará possíveis idéias durante a noite e você nunca saberá que as respostas podem surgir.

Kléber Leite: Agora, vamos continuar com perguntas gerais para se perguntar como aumentar a positividade, a felicidade e a motivação a qualquer hora do dia.

Com que frequência você se deixa rir?

Kléber Leite: Às vezes, geralmente nos envolvemos na seriedade de nossos objetivos e carreiras de vida, de modo que esquecemos como é rir. Tente e aproveite cada dia para rir. Não importa o que você estará rindo – pode ser um livro engraçado ou uma comédia que você goste. Revelar sua felicidade por meio do riso ajuda muito a sentir a verdadeira felicidade por dentro.

Você se vê como digno?

Kléber Leite: A maioria de nós não é feliz simplesmente porque não sentimos que merecemos. O que deve estar sempre no fundo de sua mente é que todos têm o direito de se sentir felizes – não é um direito que precisa ser conquistado.

Kléber Leite: O caminho para a positividade e felicidade começa de dentro e se vê digno. Além disso, sabendo que não há problema em ser feliz. Você não precisa provar ou atingir todos os seus objetivos para se ver como digno. A vida é curta; Portanto, tenha orgulho de quem você é e saiba que você é digno e merece ter felicidade em sua vida.

O que desencadeia você?

Kléber Leite: Atividades diferentes criarão diferentes sentimentos de positividade, felicidade e motivação em diferentes pessoas. Descubra quais coisas em sua vida você pode fazer para que você se sinta genuinamente feliz, positivo e motivado. Não importa o que as outras pessoas pensam – se você encontrar a felicidade em fazer o seu trabalho com dedicação, então vá em frente. Lembre-se, você não pode comprar a felicidade, mas pode se colocar em situações que possam cultivar sentimentos de positividade, motivação e felicidade dentro de você.

Você vive no momento presente?

Kléber Leite: Sempre que você tiver a incapacidade de não deixar o passado e ter a inevitabilidade do futuro, estará colocando sua mente em uma praga. É pior se as coisas do passado ainda estão te segurando. É porque impede que você aproveite o momento presente ao máximo. No entanto, limita seu foco no presente.

VEJA TAMBÉM
Kléber Leite mostra 24 lições sobre a vida, a amizade e a busca pela felicidade

Kléber Leite: Na vida, tome cada dia como vem. Com isso, todos os desafios que você enfrenta são menos onerosos e menos onerosos. Pense no que pode ser feito hoje, em vez de ficar atolado com o que você deveria ter feito ontem ou o que acontecerá amanhã. Para o bem da sua felicidade na vida, aprenda a apreciar os eventos conforme eles acontecem.

Quantas vezes você perdoa a si mesmo e aos outros?

Kléber Leite: A capacidade de perdoar é essencial para você ter, se quiser sair do passado e ter paz dentro de si mesmo. Perdão não é tudo sobre os outros; é também perdoar a si mesmo. A menos que você se perdoe mais vezes, o ódio e arrependimento dentro de você será um câncer em sua alma. Ele vai devagar comer qualquer confiança, motivação, auto-estima e auto-respeito que você deixou em você.

Kléber Leite: Por outro lado, não ser capaz de perdoar os outros faz com que seja uma pedra em seu coração, que está lentamente se dilatando e endurecendo. O sentimento roubará sua felicidade, pois você sempre terá algo que o prenderá ao passado. Perdão é uma parte e o processo mais ideal de deixar ir. O perdão facilita o estrangulamento que a emoção tem sobre você. No entanto, abre-lhe a cura, bem-estar, crescimento e positividade.

Quão perto estão os seus objetivos para o seu coração?

Kléber Leite: Metas na vida são o que nos mantém motivados na vida e têm força para continuar lutando. Infelizmente, alguns dos nossos objetivos nos atormentam e, às vezes, nos deixam deprimidos. Uma maneira de mudar isso é estabelecer metas que estejam realmente próximas ao seu coração e suas paixões e princípios pessoais. Por exemplo, se você definir uma meta apenas para ganho financeiro e não porque você a ama, então atingir o objetivo pode ser improvável.

Qual é a coisa mais importante que você precisa dizer para si mesmo?

Kléber Leite: Aqui, é tudo sobre o poder das palavras. Qualquer coisa que saia da sua boca tem um propósito, e as palavras são geralmente de algo que está acontecendo dentro de você. Sempre tente e fale positividade sobre você mesmo.

Kléber Leite: Em vez de dizer que estou tendo muitos infortúnios, digamos que estou sendo preparado para enfrentar desafios ainda maiores do que o que você está enfrentando. Sempre proclame conotações positivas como eu posso, sou digno e posso fazer isso. Falar de negatividade só reduzirá sua autoconfiança para enfrentar qualquer desafio e roubar sua felicidade.

Onde você pode otimizar seus pontos fortes?

Kléber Leite: Tudo o que você investe seu tempo e esforço nunca vai ser recompensado. E mesmo que não seja recompensado, você ainda terá esse sentimento de realização. Olhe para onde você pode canalizar seus pontos fortes. Suas forças aqui podem ser seus talentos e dons.

Kléber Leite: Não os guarde para você, porque não há benefício nisso. Se sua força é motivar os outros, tente motivar pelo menos duas pessoas por dia. Ao fazer isso, você também se sentirá motivado e, a longo prazo, vai querer motivar mais pessoas. Como isso te deixa? Feliz e positivo.

Quando sua motivação diminui, como você pode se estimular a agir?

Kléber Leite: Às vezes na vida, sua fonte de motivação seca. E geralmente é em um momento em que você estava prestes a conseguir alguma coisa e de repente você bateu em uma pedra. Muitos de nós provavelmente olharão para toda a jornada em que estiveram e apenas abaixarão a cabeça.

Kléber Leite: Bem, estou aqui para lhe dizer que todo o processo – as barreiras, a rejeição, o coração partido – não foram em vão. Sim, você pode não ter conseguido o que queria, mas acredite que não perdeu tudo. Em todo esse processo cansativo, há de fato algo que você aprendeu que faz com que qualquer queda pareça uma oportunidade de melhorar.

Você está sendo o seu verdadeiro eu no trabalho e na frente dos outros?

Kléber Leite: Viver uma vida falsa só vai deixar você envergonhado quando suas verdadeiras cores se mostrarem. É o mesmo que viver para agradar os outros. Uma coisa que você deve sempre lembrar é que você nunca pode satisfazer um ser humano. Portanto, você estará no ciclo de não ser seu verdadeiro eu à mercê de agradar os outros.

Kléber Leite: Por ser seu verdadeiro eu no trabalho e na frente de sua família e amigos lhe dará uma visão clara de como o trabalho é e quem são para você. No entanto, você nunca terá momentos de vergonha, pois todos saberão quem você é; Portanto, não adianta ficar triste ou sentir-se negativo em relação à sua identidade. No entanto, sendo verdade, você definitivamente terá amigos verdadeiros ao seu redor.

Pensamentos finais

Kléber Leite: Lá você tem isso. A felicidade é inestimável – você não pode comprá-la. Tudo o que você pode fazer é cultivar sua mente para gerar felicidade. E como você faz isso? Fazendo as perguntas certas. Assuma o comando de sua vida concentrando-se em pensamentos construtivos a cada dia em sua vida. Se estas 15 perguntas forem demais para você, você pode diminuir para cinco.

Kléber Leite: É a sua vida. Vá e lidere!