Da redação

O evento tem como público-alvo gestores e servidores municipais responsáveis pelo serviço de transporte escolar nas 54 cidades do entorno de Araguaína.

O município de Araguaína sediará, na quinta-feira, 29, encontro regional do Dia D do Transporte Escolar, que é realizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e órgãos parceiros com o objetivo de discutir os problemas e pensar soluções para o transporte escolar público. O evento acontecerá das 09 às 17 h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Araguaína. 

O evento tem como público-alvo gestores e servidores municipais responsáveis pelo serviço de transporte escolar nas 54 cidades do entorno de Araguaína.

Pela manhã, será aberta a sessão pública com explanação acerca do direito dos estudantes ao transporte escolar de qualidade, seguida pela apresentação de um diagnóstico sobre o serviço de transporte escolar no Tocantins e por uma roda de diálogo entre os representantes das instituições presentes.

Enquanto instituições, é aguardada a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Polícia Militar (PM).

VEJA TAMBÉM
Policial acusado de dirigir embriagado e causar a morte de duas pessoas é denunciado pelo MPE

No período da tarde, a programação consistirá no workshop “Transporte Escolar e Boas Práticas Administrativas”, ministrado por integrantes do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije/MPTO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Histórico
A edição de Araguaína será a quinta e última edição regional do Dia D do Transporte Escolar, com o que se pretende atingir o envolvimento de gestores dos 139 municípios do Estado. Em 2018, as primeiras edições aconteceram em Dianópolis e Mateiros. Em 2019, os encontros já ocorreram em Palmas e Gurupi.

O Dia D do Transporte Escolar é uma das ações do projeto “Transporte escolar: caminho legal para a garantia de educação para todos”, desenvolvido pelo Caopije/MPTO, que busca garantir segurança, universalidade e eficiência no serviço de transporte escolar.