Redação JM Notícia

O vice-presidente do PSDB no Tocantins, Artur Ribeiro, parabeniza a Câmara de Vereadores de Natividade (TO) pela ação realizada na última quinta-feira (29), quando os alunos da Apae participaram do programa “Vereadores por um dia”.

A ação visa incluir os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em razão da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que é celebrada anual entre os dias 21 a 28 de agosto. 

A Sessão Especial com os alunos da Apae foi um pedido feito pela própria entidade e aceito pelo presidente da Câmara, vereador Marcel Araújo (PV) que entende a importância da Associação e do trabalho desenvolvido com pessoas que possuem deficiência intelectual.

“Com certeza esta ação é muito importante, pois o objetivo da mobilização nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão”, declarou o vereador.

Durante a sessão, os “vereadores mirins” se sentaram nos assentos dos vereadores e fizeram reivindicações importantes voltadas para a inclusão. Entre elas, pediram maior acessibilidade aos cadeirantes de toda a cidade, melhora na iluminação pública e outros pedidos.

O trabalho do presidente da Câmara em atender o pedido da entidade foi elogiado pelo vice-presidente do PSDB, Artur Ribeiro, que é um amigo da Apae, reconhece o trabalho desenvolvido e apoia as atividades.

VEJA TAMBÉM
Conselho itinerante do PSDB-TO passará por várias cidades

“Eu enalteço a bela ação dos vereadores de Natividade na pessoa do presidente, o vereador Marcel Araújo, pela boa tratativa e respeito com esses alunos. Entendo que é superimportante essa interatividade, além de promover  a reflexão da sociedade no que tange o dever de buscar a inclusão social dos mesmos. Além disso, é uma oportunidade de abertura para debates sobre a participação da família e da sociedade com esses alunos”.

Ribeiro ficou muito feliz com o resultado da sessão, principalmente com a doação do carro para auxiliar os trabalhos da Apae na cidade. Ciente da necessidade de ter um veículo além do micro-ônibus da entidade, o presidente da Casa apresentou um pedido de doação de um automóvel da Câmara e, por unanimidade, os vereadores aceitaram fazer a doação.

O automóvel Voyage 1.6 zero km foi comprado pela Casa após três meses de economia, sem se desfazerem do carro anterior, um Voyage 2013/2014, que será o carro doado para a instituição. “Andei pesquisando sobre uma possível doação quando recebemos um ofício pedindo doação. Como a Apae de Natividade estava com dificuldades por ter só um micro-ônibus, resolvi colocar o ofício em plenário onde foi aprovado por unanimidade pelos vereadores,  assim foi dado o início do processo de doação”, declarou o presidente da Câmara.

VEJA TAMBÉM
Câmara aprova requerimentos apresentados por Júnior Geo para atender demandas da APAE

Eliane Barbosa Pinto, presidente da Apae, explicou que a ação fez parte da Semana Nacional que visa abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Ela está satisfeita com o resultado desta primeira edição da Sessão Especial com alunos da Apae e acredita que haverão outras sessões como esta. “Acredito que esse projeto dará certo, e que aconteça todos os anos, pois foi de suma importância tanto para nossos alunos, quanto para a comunidade em participar”.

Artur Ribeiro é vice-presidente do PSDB-TO e apoia o trabalho da Apae

Eliane declarou que o automóvel doado servirá apoiar os alunos e também auxiliar a administra. Ela ainda agradeceu o apoio da Câmara. “Finalizo Agradecendo a todos os vereadores, em especial ao vereador Marcel Araújo pelo total apoio que recebemos e espero ansiosa pela próxima edição”, declarou ela.

Filho de Natividade, Artur Ribeiro parabeniza Eliane pelo trabalho desenvolvido à frente da Apae, por entender a importância da entidade para a vida dos assistidos e de suas famílias.  “Quero dar parabéns para toda a equipe da Apae, na pessoa da sua presidente Eliane Barbosa, pelo ótimo trabalho desenvolvido”.