Da redação

A proposta do projeto de lei apresentado na sessão desta quarta-feira, 4, dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, em âmbito estadual, de avisos com número do Centro de Valorização da Vida-CVV, disque 188. De acordo com Vanda Monteiro, autora do projeto, o PL é uma forma de engajamento ao movimento nacional, Setembro Amarelo, que busca uma maior conscientização e prevenção sobre a problemática do suicídio.

+ Com clamor contra suicídios, Marcha para Jesus atrai 40 mil em Campo Grande

“Precisamos encarar o suicídio e sua prevenção como uma responsabilidade pública. A ampla divulgação do disque 188 será uma oportunidade de acolher aqueles que sofrem e dar a essas pessoas uma chance de pedir ajuda”.

+ Por ser “referência”, Vanda Monteiro pede sistema militar em escola estadual de Colmeia

+ Deputada Vanda Monteiro requer gestão compartilhada do PlanSaúde

O projeto de lei de autoria da deputada Vanda Monteiro foi apresentado em regime de urgência.

Centro de Valorização da Vida- CVV

 Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. É membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e outros órgãos internacionais que atuam pela causa. 

VEJA TAMBÉM
Brasil tem índices alarmantes de depressão e ansiedade e as igrejas precisam falar sobre isso

Setembro amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Com informações do CVV e Movimento Setembro Amarelo. 

Setembro Amarelo acesse https://www.setembroamarelo.org.br/

Centro de Valorização da Vida- https://www.cvv.org.br/