Da redação

Alunos de um dos cursos ministrados pelos técnicos do TCE durante aula. Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET) realiza, na terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Araguatins, a partir das 8 horas, o primeiro encontro regional do projeto TCE + Ação Capacita, uma nova fase do programa Formação de Agentes Públicos – Formap. 

+ TCE/TO multa prefeitos e presidentes de Câmaras por atraso no envio de remessas obrigatórias

+ Uvet comemora a decisão do CEE/TO de excluir ideologia de gênero de resolução

Com o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”, os vereadores dos 139 municípios receberão orientações quanto aos novos desafios do desenvolvimento das competências do legislativo municipal, para uma gestão inovadora. “Nosso objetivo é orientar os parlamentares municipais e, assim, contribuir para uma gestão focada em agir de acordo com a leis e regulamentos internos e externos, com responsabilidade, ética e transparência”, explica o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade. 

Além de Araguatins, os municípios de Dianópolis, Alvorada, Araguaína, Miracema e Guaraí também irão sediar os encontros do projeto. “Ao todo pretendemos capacitar mais de mil e cem vereadores, por meio de palestras, discutindo novos temas, com o fim de auxiliar em suas funções legislativas, seguindo os princípios legais”, observa o diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro do TCE/TO, Júlio Edstrom Secundino Santos. 

VEJA TAMBÉM
TCE engessa Carlesse e gestor está proibido de tomar ações que aumentem os gastos públicos

A regional onde acontecerá o primeiro encontro tem 24 municípios além de Araguatins, são eles: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio novo do Tocantins e Tocantinópolis. 

Programação 

A primeira palestra será ministrada pelo presidente do tribunal, com o tema “Governança e efetividade da gestão municipal,” enfocando a necessidade de adaptação da administração aos novos mecanismos de controle e concretização das políticas em prol do cidadão. 

Em seguida, o diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro vai apresentar a extensão das competências constitucionais municipais à luz da jurisprudência do STF e as responsabilidades 

O projeto 

O projeto é uma ação específica, que busca capacitar colaboradores da administração pública, com temas relevantes para o desenvolvimento das instituições e da democracia.