Da redação

A diretoria Regional Sul da Unipas Tocantins realizou na noite do sábado (14/09), a formatura da segunda e terceira turmas de Capelães credenciados pela instituição no Estado. A cerimônia aconteceu no templo central da  Igreja do Evangelho Quadrangular de Gurupi, com a presença do diretor estadual Halley Olímpio, da diretoria regional Sul e de 37 novos integrantes da Capelania somando-se aos mais de 33 mil Capelães voluntários credenciados ao redor do mundo ao longo de 20 anos de existência.

+ Unipas Capelania internacional capacita segunda turma em Palmas

A solenidade  que teve como   orador da turma  o capelão Lawson Yasneir e  juramento feito pela pastora capelã Nilsem Santos, estava presente, representando o Legislativo Gurupiense, o vereador Ivanilson Marinho (MDB), autor do projeto de lei na Câmara de Vereadores, que institui o 21 de junho como o Dia do Capelão em Gurupi, em reconhecimento aos relevantes serviços voluntários prestados pela  Capelania Unipas. Nos próximos dias o prefeito Laurez Moreira deve sancionar  a lei.

No Tocantins a Unipas foi implantada no ano passado e já conta com 100 Capelães credenciados para a atividade voluntária, que pode ser exercida em várias áreas de atendimento como as Capelanias Militar, Social, Infantil, Hospitalar, Esportiva, Estudantil, Prisional, dentre outras existentes.

VEJA TAMBÉM
Unipas Capelania internacional capacita segunda turma em Palmas

O Diretor Regional Sul da Unipas,  pastor capelão   Gilberto Correia, informou que a instituição na cidade sempre estará disposta a  colaborar com o município nas ações sociais de atendimento religioso e acompanhamento social, bem como, nas políticas públicas de atendimento ao cidadão gurupiense.

MARCO HISTÓRICO

Em seu pronunciamento, o diretor  estadual da Unipas, Halley Olímpio, parabenizou toda a turma que fez o credenciamento em Gurupi, na  Igreja Quadrangular, que mobilizou um grande número de pastores, pastoras e líderes para o curso da terceira turma.

Ele também parabenizou o Diretor Regional Sul da Unipas,  pastor capelão   Gilberto Correia e sua equipe de organização, pelo  que ele considerou  um marco histórico na   Unipas do Tocantins  ao credenciar 100 capelões no Estado.

 “Este 14 de setembro  é um marco, um diferencial na vida, não somente dos que se credenciaram; porém, na vida de todos que participaram e porque não dizer, na vida de todos nós”, concluiu o diretor da Unipas.

UNIPAS INTERNACIONAL

A União internacional de Pastores e Capelães Voluntários – UNIPAS, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1999, que surgiu com o intuito de promover a unificação dos pastores, missionários, evangelistas e líderes de língua portuguesa ao redor do mundo, onde a partir dai promover a troca de experiências e informações sem barreiras culturais ou territoriais.

VEJA TAMBÉM
Assistência religiosa é tema de projetos na Assembleia Legislativa

A sede mundial da UNIPAS está localizada em Newark-Nova Jersey-EUA e o fundador foi o bispo Gustavo Adiers. Atualmente a UNIPAS tem representações em vários países do mundo, na Europa, Estados Unidos e Brasil. No Tocantins, a sede é em Palmas, tendo como diretor estadual, o Pr. Halley Olímpio, da Igreja Assembleia de Deus Madureira. A sede Regional Sul fica em Gurupi, sendo o seu diretor regional, o pastor e capelão Gilberto Correia da Silva, da Igreja Batista Filadélfia.

O QUE É CAPELANIA

Capelania é um ministério espiritual de serviço da obra de Deus, que cuida daqueles que, por razões distintas, foram retiradas do convívio familiar ou não estão dentro das normalidades do social. Estão nessa situação os hospitalizados, pessoas recolhidas em asilos, orfanatos, bem como os encarcerados, que apesar de terem motivos para estarem ali e receberem os cuidados básicos, necessitam de cuidados, palavras de conforto e do evangelismo de Jesus Cristo. Já as obras sociais no Brasil e no exterior realizadas pela UNIPAS prestam atendimento médicos, odontológicos, advocatícios, além da aferição da pressão, serviços sociais como aferição de pressão, corte de cabelo, brincadeiras para crianças e muito mais.

(Com Zacarias Martins)