Vandim do Povo solicita equipamentos de proteção para coletores de lixo da Capital

O vereador Vandim do Povo (DC) solicitou a Secretária Municipal de Infra Estrutura e Serviços Públicos, através de requerimento, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os coletores de lixo de Palmas. Conforme o parlamentar, são cinco equipamentos que todo coletor deve obrigatoriamente utilizar durante o trabalho, mas nem todos a prefeitura está disponibilizando.

O trabalho do coletor de lixo, conhecido popularmente como gari, envolve variados riscos ambientais, e para Vandim, os equipamentos são indispensáveis, porque além de haver materiais cortantes, por exemplo, o lixo orgânico também possui restos de alimentos, que podem gerar bactérias danosos à saúde. “Devemos lembrar que o fornecimento dos equipamentos é uma obrigação do município, para proteger esses trabalhadores”, observou.  

Os equipamentos são: luva de proteção e botina de segurança, que protegem contra cortes e substâncias tóxicas, máscaras de proteção, protetor auricular, que ajuda a proteger da poluição sonora e o uniforme profissional que garante a identificação do trabalhador.

Para o vereador, os coletores de lixo são membros fundamentais para manter a cidade limpa e organizada, sendo preciso valorizá-los e preservar sua saúde.