Da redação

Data: 21/09/2019Local: Parque Cesamar.A Fundação Municipal de Meio Ambiente realiza uma ação em comemoração ao Dia da Árvore. Chefe da divisão de projetos e captação de recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Maxwell Gomes.Foto: Regiane Rocha.

Quem esteve no Parque Cesamar neste sábado, 21, levou para casa um presente um tanto quanto inusitado. Cerca de 200 mudas de espécies de árvores para reflorestamento foram distribuídas aos visitantes e frequentadores do local pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Todas são produzidas no Viveiro Municipal de Palmas. A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado no dia 21 de setembro.

Para o chefe da divisão de projetos e captação de recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Maxwell Gomes, celebrar o Dia da Árvore é cuidar do que temos de mais valioso que é o nosso meio ambiente. “A Prefeitura de Palmas se preocupa com o meio ambiente. Temos o plano de arborização urbana que contempla as atividades realizadas pelo viveiro municipal e o Programa Palmas Mais Verde que é a adoção de áreas verdes pela sociedade civil. A nossa preocupação é relacionada principalmente com a absorção de CO2 e liberação de oxigênio, além da implementação das áreas verdes urbanas para cumprir sua função social e ambiental, com consequente conforto térmico para os habitantes do Município”, informou.

Viveiro Municipal

Durante todo o ano o viveiro municipal de Palmas disponibiliza mudas gratuitamente de árvores nativas e frutíferas para a população. Cada pessoa pode levar para casa até cinco mudas se for residente da área urbana da Capital. Já o morador da zona rural tem direito a 10 mudas. Os interessados devem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, até a sede da FMA, localizada na Avenida LO-09, e pegar uma autorização para a retirada das mudas. Depois disso o interessado deve ir até o viveiro municipal que está localizado entre as avenidas NS-01 e LO-09, das 8 às 19 horas. Para os interessados em quantidades maiores como projetos de reflorestamento e projetos sociais é necessário encaminhar um oficio à diretoria solicitando as mudas.