Dicionário de Tecnologia – A.I, IoT, VoIP, UX? O que são essas siglas?

Desde que a internet se tornou popular no nosso dia a dia, nós vimos surgir vários termos que impactam alguns aspectos do cotidiano e muitas vezes nem percebemos.

Você já ouviu falar em certificado SSL? Caso você seja o proprietário ou pretenda investir em uma loja online, é bom conhecer essa tecnologia.

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) diz respeito à segurança digital e é uma ferramenta de encriptação de dados. Em suma, é o que permite que você possa trocar dados de forma segura nos sites e lojas virtuai. 

Você sabe o que é A.I? Saiba então que ela está presente cada vez mais na vida moderna, tanto nas empresas quanto na sua casa, na hora em que a Netflix sugere filmes e séries para você.

A atual tecnologia trouxe várias facilidades e também várias siglas. Não é necessário conhecer a fundo o significado de todas elas, mas dependendo da área em que você trabalha, ajuda muita conhecer aquelas direcionadas ao seu campo de atuação.

Por causa disso, para esclarecer o significado de alguns termos que vez ou outra aparecem diante de nossos olhos, você deve ler esse breve dicionário de tecnologia. 

Não são muitas siglas que selecionamos, mas são as mais relevantes e vistas hoje em dia. Vamos lá então conhecer um pouco mais desse mundo sensacional da tecnologia? 

A.I

Esse é o termo em inglês para Artificial Intelligence, mas é comum que ele apareça também na sua versão em português I.A. 

Hoje em dia é impossível imaginar várias ações do nosso dia a dia sem a presença da inteligência artificial. Um exemplo notório disso são as grandes empresas e instituições financeiras, como a Vivo e o Bradesco, que já utilizam esse recurso para o atendimento de clientes.

Entretanto, é também por meio da A.I que a Netflix e o Youtube sugerem séries e vídeos de acordo com os gostos do usuário.

Nas lojas virtuais, o exemplo da atuação da Inteligência Artificial fica por conta dos chatbots, que efetuam o atendimento aos clientes na hora de responder algumas perguntas.

Além disso, a Inteligência Artificial traz outro termo que, com certeza, cada vez mais nós vamos ouvir. É o tal do Machine Learning, ou se você preferir, o Aprendizado de Máquina.

Esse recurso nada mais é do que o processo de fazer a máquina aprender sozinha a realização de alguma atividade por meio de algoritmos.

Por isso, como você pode ver, a Inteligência Artificial há tempos já deixou de ser algo exclusivo dos livros de ficção científica e está cada vez mais perto de nós. 

APP

Vamos combinar: essa é uma das siglas mais utilizadas hoje em dia, afinal, quem nunca ouviu falar em baixar ou atualizar um APP. Essa sigla designa a palavra application, ou seja, aplicativo em português.

Um APP pode ser baixado tanto no PlayStore (Android) ou no AppStore (iOS). APP hoje em dia é o que não falta. Há aplicativos para quem quer fazer dieta, para encontrar restaurante, para games. Para várias situações cotidianas, há um APP esperando ser utilizado.

GPS

Você certamente já ouviu falar nele, mas sabe qual é o seu significado? Ele significa Global Positioning System. Ou seja, ele é um sistema de navegação via satélite apto a estipular com precisão o posicionamento do seu usuário.

Graças a um celular ou aparelho de GPS, o usuário tem condições de, por exemplo, determinar uma rota em uma grande cidade com o objetivo de chegar mais rápido ao endereço escolhido.

IoT

A Internet of Things, que em português é literalmente a “Internet das Coisas”, consiste na conexão entre os objetos que nos cercam. O telefone celular e a televisão são exemplos de utensílios que já migraram para o lado online da força.

No entanto, a tendência é que outros objetos também serão conectados à internet, reforçando a ideia de que o mundo físico e o digital estejam cada vez mais unidos.

Contudo, é interessante saber que o termo “Internet das Coisas” já estava sendo discutido, ainda que timidamente, desde 1991. Porém, atualmente, diante de recursos mais avançados, ele está saindo do terreno da teoria e entrando no da prática.

SSL

O Secure Socket Layer foi criado em 1994 e hoje em dia é uma tecnologia importante principalmente para quem investe em e-commerce.

Essa tecnologia utiliza criptografia para manter a segurança das transações realizadas no site. Isso significa que você pode digitar sem medo as suas senhas e dados pessoais para efetuar compras.

Sabe quando um site mostra no cantinho superior da esquerda um cadeado verde? Pois então, isso é um indício que ele possui um certificado SSL.

VoIP

Muita utilizada por grandes empresas – e também até pelos pequenos empreendedores – o Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP) permite que as ligações sejam efetuadas ou recebidas por computador, smartphone ou um telefone comum.

Essa tecnologia é muito útil para agilizar o atendimento ao cliente, melhorando a comunicação nas empresas. Entretanto, o seu principal benefício é a redução de custos com serviços de telefonia. 

UX

A User Experience (Experiência do Usuário) é um conceito que permite designers, publicitários, programadores e vários profissionais conceberem projetos web com maior poder de usabilidade. 

O objetivo, como o próprio nome indica, é facilitar e melhorar a experiência de navegação do usuário. Não é errado dizer que a UX pode salvar, por exemplo, um e-commerce.

Redes sociais, aplicativos, sites, landing page, tudo que envolve layout e funcionalidade na internet hoje em dia, para ser bem sucedido, deve levar em conta a Experiência do Usuário.

Conclusão

É óbvio que existem mais siglas (e irão existir ainda mais), mas essas citadas são algumas das mais conhecidas tanto por profissionais de áreas de tecnologia, quanto pelos usuários cotidianos.

Portanto, conhecer o que elas significam ajuda muito na hora de criar um site, uma loja virtual, um game e, até mesmo, nas estratégias de Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here