Comprar roupas pela internet ou na loja: qual é a diferença?

Comprar produtos online já não é grande novidade. Agilidade, promoções e condições facilitadas são fatores que contribuem para o sucesso da modalidade: 74% dos consumidores preferem o online em relação às compras realizadas, segundo dados levantados pelo NZN Intelligence.

Com o avanço constante da categoria, centenas de mecanismos foram desenvolvidos tendo em foco a segurança e o melhoramento das conjunturas de transação em rede. O que era desafio, hoje virou comodidade – comprar roupa pela internet é um exemplo íntegro dessas melhorias.

Porém, antes de acessar e comprar o look no primeiro site que aparecer, algumas cautelas devem ser tomadas. Ter conhecimento acerca dos recursos disponíveis na rede é essencial antes de fechar negócio.

Acompanhe as dicas e saiba como comprar sem medo aquela desejada roupa.

Diferenças entre físico e virtual

Algumas diferenças influenciam o consumidor a comprar ou não em determinado estabelecimento. Planejar um negócio vai além da conhecida relação custo x benefício, por isso é importante entender as principais características da loja virtual, bem como saber quais são as principais distinções em relação à loja física.

As lojas físicas são restritas em determinados aspectos, mas convenientes em outros. Localizadas pontos comerciais, os estabelecimentos apresentam a vitrine como primeiro atrativo. Por intermédio de funcionários (e até mesmo do espaço físico), há transmissão de confiança e respeito, pontos determinantes para a realização da compra.

Funcionando apenas em horário comercial, as lojas costumam aceitar cartão, cheque e dinheiro. Limitado às prateleiras e estoques (comércio local), o consumidor, após efetuada a transação, já sai do local com o produto em mãos.

Dentre as características essenciais destacam-se o toque e experiência com o item escolhido, a possibilidade de experimentar, a negociação boca a boca e o atendimento. Na necessidade de troca, o cliente deve, necessariamente, ir até o ponto de venda do produto.

Já no virtual, as vantagens concentram-se em: possibilidade de pesquisa sobre o domínio (site, plataforma e hospedagem), ampla comodidade de compra, opções 24 horas por dia, possibilidade de buscas no mercado local, nacional e internacional, pagamento via cartão (crédito e débito), boleto, intermediadores e carteiras virtuais (códigos e cupons) e possibilidade de prateleiras infinitas.

Há ainda plataformas de atendimento online, visualização de produtos por meio de fotos e vídeos, recebimento da compra de acordo com o prazo fornecido, e em caso de troca é a própria empresa que a planeja a logística.

Lembre-se: independentemente da composição, ambas as categorias devem respeitar o código de defesa do consumidor e todas as outras legislações específicas. 

Acertando na hora de comprar roupas online

Conferida a segurança do domínio e tendo encontrado o melhor preço, uma série de dicas devem ser colocadas em ação para que a compra seja realizada com sucesso.

Apesar de super práticas, compras feitas na Internet ainda geram certas dúvidas, principalmente no que diz respeito às medidas da peça. A boa notícia é que existem diversos recursos que evitam decepções.

Tamanho

Busque a tabela de tamanhos da loja antes de selecionar o tamanho. Cada país ou até mesmo cada estabelecimento tem o seu próprio padrão de tamanhos. Para facilitar, a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) criou uma tabela oficial de conversão. Além de diferenciar os tamanhos, a entidade mostra a numeração de calçados comparando os padrões brasileiros e internacionais.

Aplicativos de celular (disponíveis gratuitamente) também fazem as medidas e conversões instantaneamente. Tudo ao alcance de suas mãos.

Medidas

Tenha uma noção prévia de suas principais medidas (busto, cintura, cintura baixa, quadril, pernas e braços). As dimensões corpóreas não seguem padrões, por isso atente-se à configuração do seu corpo, levando em conta formas, tamanhos e parâmetros.

Foto e vídeo

Nem sempre fotos são precisas para apresentar detalhes  e configurações. Então, sempre que possível, busque por vídeos e recomendações, que certamente serão mais fiéis à sugestão (alguns sites oferecem uma ferramenta chamada view catwalk, que nada mais é do que ver a modelo desfilando com a peça).

Tecidos

Diferentes tecidos resultam em diferentes caimentos. Há tipos que, se adaptando ao corpo, facilitam no quesito caimento, um deles é o elastano. Tendo grande elasticidade ele veste qualquer tipo de silhueta. Outros tecidos, como “fibras têxteis não naturais”, como definido pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), podem encolher após a lavagem, impedindo que a peça volte a servir.

Atente-se sempre à descrição do produto e seus itens de composição, avaliando e estudando a estrutura da roupa.

Número maior

Ainda tem dúvidas sobre o tamanho? Compre um número maior. Caso não sirva, leve a peça a uma costureira para ajustar conforme o necessário.

Boas compras

A tecnologia avança e revoluciona a cada dia. Seja no e-commerce ou na produção, certamente o futuro será definido mediante o mundo técnico-científico.

As ferramentas estão disponíveis e seu uso proporciona conforto e agilidade. Seguindo as dicas e recomendações não há erro: a internet é seu grande mercado.