Da redação

A Bíblia dá vários conselhos práticos para tornar o casamento mais feliz

Fernanda Souza e Thiaguinho não estão mais casados após 4 anos. A atriz e o cantor anunciaram em conjunto a separação na tarde desta segunda-feira (14) em suas redes sociais.

Eles estavam juntos – entre namoro e casamento – há oito anos e meio. “O motivo da decisão é que percebemos que nossa relação se transformou numa linda amizade. No nosso caso, foi um processo natural, com muita maturidade e amor”, diz o comunicado, publicado com uma foto em que eles aparecem de mãos dadas.

Os ex se dizem chateados com a decisão, mas prometem manter a proximidade. “Somos seres humanos (assim como você que está lendo isso), com nossos corações tristes, porém confiantes que nossa amizade e amor nos guiarão como tem feito diariamente”.

A notícia da separação do casal que parecia ser tão feliz deixou muitas pessoas tristes e se perguntando se ainda é possível um casamento feliz duradouro. A resposta bíblica é sim!

Um casamento feliz precisa ter Deus no centro. O casamento realmente feliz, forte e realizador somente acontece quando os dois estão unidos em Cristo. A Bíblia também dá vários conselhos práticos para tornar o casamento mais feliz.

Confira 7 deles:

1. Seguir Jesus juntos

Jesus deve ser sempre o centro do casamento. Por isso, é muito importante ler a Bíblia e orar juntos (1 Tessalonicenses 5:17). Buscar a vontade de Deus juntos fortalece o casamento e ajuda a focar no que é mais importante.

VEJA TAMBÉM
Após 17 anos juntos, casal coloca mais uma mulher na relação e cria polêmica

2. Ser fiel

Se manter fiel ao cônjuge é essencial para um casamento feliz! A Bíblia está cheia de avisos sobre o perigo da infidelidade no casamento. O casamento fiel traz muito mais prazer e realização que a traição (Provérbios 5:18-20).

Fidelidade exige disciplina. Todos passam por tentações mas, se você ama a Deus e a seu cônjuge, você precisa refrear os impulsos e pensamentos errados que surgem. Ore por domínio próprio, que começa com os pensamentos (Romanos 12:1-2).

3. Mostrar respeito

Seu cônjuge é uma pessoa muito especial, criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). Nunca se esqueça disso! Se você quer ter um casamento feliz, respeite a Deus e respeite seu cônjuge.

4. Querer o bem do cônjuge

O mundo ensina a cuidar primeiro de seus próprios interesses. A Bíblia ensina o contrário! No casamento feliz, cada um coloca os interesses do cônjuge em primeiro lugar (Filipenses 2:4). O casal feliz se sacrifica um pelo outro e descobre um amor muito mais profundo.

Por exemplo, é o dia do marido fazer o jantar mas a esposa vê que ele está muito cansado e decide fazer o jantar no seu lugar. Ou o marido quer ver o futebol mas decide ver um filme que a esposa prefere. Os pequenos (e grandes) sacrifícios tornam o casamento mais feliz.

VEJA TAMBÉM
Sarah Sheeva afirma que mulheres não devem usar decotes e causa polêmica nas redes sociais

5. Perdoar e pedir perdão

Ninguém é perfeito. No casamento os dois vão fazer coisas erradas que vão machucar um ao outro. Por isso, é muito importante ser humilde e pedir perdão, procurando agir melhor da próxima vez. Também é preciso aprender a perdoar e largar o ressentimento (Colossenses 3:13). Onde há reconciliação, há felicidade.

6. Comunicar

Investir na comunicação é muito importante para o casamento. Os dois precisam se conhecer melhor e alinhar seus objetivos e sonhos (Amós 3:3). Tudo isso acontece através da comunicação.

7. Perseverar

Construir um casamento feliz não é fácil. Leva tempo e sacrifício. Vão passar por tempos muito difíceis mas nunca se podem esquecer de seus votos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. Se os dois querem realmente ter um casamento feliz, precisam lutar por ele, sem desistir! E Deus ajudará (Mateus 19:6).