Da redação

Representantes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 17, com coordenadores do ITPAC Palmas. Fotógrafo: Milena Botelho

Representantes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 17, na sede da Instituto Vinte de Maio, com coordenadores do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – (ITPAC Palmas) para acertar os termos da parceria de implantação do Ambulatório Escola do curso de Medicina da FAHESA/ITPAC Palmas.

+ Saúde Palmas capacita agentes comunitários para melhor atendimento às gestantes da Capital

Com a oficialização do Termo de Cooperação Técnica entre a Fesp, a Secretaria Municipal de Saúde e a Itpac Palmas, serão ofertadas ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) consultas médicas especializadas e gratuitas por profissionais médicos e especialistas em diversas áreas de atuação. 

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, explica que, a cooperação permitirá ofertar mensalmente, o número muito maior de consultas especializadas para a população“Vamos aproveitar o espaço de formação dos profissionais, com ênfase no atendimento ao usuário do SUS para ampliar a demanda por consultas especializadas na rede de saúde de Palmas”, observa a presidente lembrando que o convênio está em fase de estruturação, com previsão de iniciar os atendimentos no primeiro semestre do próximo ano. 

VEJA TAMBÉM
PRB se reúne com ex-prefeito de Palmas, Raul Filho

Para viabilizar o acesso dos médicos e especialistas ao Sistema de Fluxos e Protocolos do SUS, os profissionais que irão atuar nas formações receberão  capacitação pela equipe técnica da Secretaria da Saúde de Palmas. O atendimento à população, que terá acompanhamento dos estudantes de medicina e também dos alunos dos cursos de pós-graduação sob a supervisão de preceptores qualificados terá início logo após o convênio ser firmado. 

De acordo com o diretor  técnico do Itpac Palmas, Rudinei Spada,  o Ambulatório Escola do curso de Medicina da instituição dispõe de 17 consultórios médicos gerais e especializados (oftalmologia, ginecologia), além de recepção e sala de triagem/acolhimento em uma área de 654,08 m2. Espaço que, segundo o diretor, servirá como ambiente de prática. “O serviço será oferecido preferencialmente aos pacientes vinculados ao SUS. Queremos ofertar atendimentos às necessidades da população em várias áreas da medicina, considerando o necessário sistema de referência e contra-referência para a formação geral do médico”, destaca o diretor.

O Ambulatório Escola do curso de Medicina da FAHESA/ITPAC Palmas, está localizado na ACSU-SO 70, Avenida Teotônio Segurado, Conjunto 01, no 2º andar do Anexo II.