Vanda Monteiro propõe folga para realização de exames contra câncer de próstata

O projeto de lei foi apresentado durante a sessão desta terça-feira, 5. O documento prevê que todos os trabalhadores tenham a garantia legal de uma folga anual para a realização de exames preventivos contra o câncer de próstata no Tocantins.

A parlamentar lembrou que a propositura é um incentivo aos cuidados à saúde do público masculino e mais uma ação positiva alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

“ Assim com as trabalhadoras que estão asseguradas legalmente, vamos levar até os homens do Tocantins o direito de cuidar da saúde. Somente com a prevenção é que vamos aumentar as chances de cura”, destacou a parlamentar.

Câncer no país

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer- INCA, para o biênio 2018/2019 a previsão será de aproximadamente 420 diagnósticos de câncer de próstata no Tocantins, com uma incidência de 43,34 casos para cada grupo com 100 mil habitantes.

VEJA TAMBÉM
Servidor que cuida de pais idosos poderá ter carga horária reduzida

O projeto de lei segue para análise das comissões da Assembleia.