Da redação

A propositura foi apresentada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP)

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou a concessão de título de Cidadão Tocantinense ao presidente do Senado da República, Davi Alcolumbre (DEM). A propositura foi apresentada pela deputada Valderez Castelo Branco (PP). O título deverá ser entregue no próximo dia 8, quando o presidente do Congresso deverá participar da assinatura do
contrato de empréstimo de 593 milhões de reais ao Estado do Tocantins
junto à Caixa Econômica Federal .

+ Se fosse do Congresso, Moro estaria cassado ou preso, diz Davi Alcolumbre

Ao justificar a homenagem, Valderez afirmou que Alcolumbre tem cumprido suas obrigações (como presidente do Senado), independentemente de partido ou bandeira política, defendendo os interesses dos cidadãos brasileiros, “com especial atenção ao Norte do Brasil, trabalhando lado a lado com representantes do povo tocantinense”.

Os deputados que se manifestaram a favor da concessão do título ressaltaram a participação efetiva do presidente do Senado, ao lado do líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB), junto à Caixa Econômica Federal para liberação do aguardado empréstimo ao Estado do Tocantins.

VEJA TAMBÉM
Malafaia parabeniza Davi Alcolumbre, novo presidente do Senado: "derrubou o Golias"

Para o presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (PTB), o empréstimo vai gerar, segundo estimativa do Poder Executivo, em torno de 20 mil reais a todos os municípios do Estado, que serão beneficiados diretamente com obras de infraestrutura.

Andrade lembrou também que grandes obras serão realizadas com o empréstimo, como a ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, o Hospital Regional de Gurupi e a duplicação da rodovia que liga Araguaína ao povoado Novo Horizonte.

A concessão do título foi aprovado com os votos contrários dos deputados Júnior Geo (PROS) e Elenil da Penha (MDB), que se posicionaram a favor de uma Moção de Aplausos a Davi Alcolumbre.