Da redação

 A discussão visa subsidiar o trabalho dos vereadores na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020.

Demandas e ajustes necessários ao orçamento na área da Saúde foram apresentados por representantes da área aos vereadores, em reunião, durante a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Palmas que aconteceu na terça-feira, 12. A discussão visa subsidiar o trabalho dos vereadores na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020.

O presidente da Comissão, Milton Neris (Progressistas), explicou que o objetivo das reuniões é subsidiar o trabalho dos vereadores para análise e elaboração de emendas à Lei. “Não adianta só discutir a Lei ao pé da letra, sem envolver vocês que sabem o que é mais necessário nas suas áreas de atuação. O valor do orçamento para o ano que vem não vai mudar, mas a saúde já tem um histórico de problemas e tem metas que precisam ser atingidas. Então, temos que enfrentar esse problema. Por isso a importância deste debate, para fazer com que a LDO atenda às necessidades da Saúde de Palmas e da população, com a garantia do serviço prestado”, pontuou.

VEJA TAMBÉM
Vereadores de Palmas debatem ações que visam superar a violência na Capital

Neste sentido também, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Zemuner, explicou que as dívidas no exercício anterior foram um grande desafio do orçamento da saúde. “Trabalhamos para administrar os recursos que temos, através do corte de despesas possíveis e do aumento do orçamento destinado à saúde. Este ano chegamos a quase 17% do orçamento destinado à Saúde e, mesmo com a ampliação [de 2%], ainda temos previsão de dívida. Cada ano o custo é maior, a demanda é cada vez mais crescente. Sem orçamento adequado não vamos conseguir fechar a conta”, analisou.

Além desta, outras três reuniões temáticas serão realizadas para tratar sobre Educação, Infraestrutura e funcionalismo público. Também participaram da reunião e dos debates, os vereadores, Filipe Martins (PSC), Laudecy Coimbra (SD), Tiago Andrino (PSB), Lúcio Campelo (PL), Major Negreiros (PSB).