Saiba como responder suas Qualidades e defeitos em uma entrevista de emprego

Em um recrutamento para uma entrevista de emprego, os candidatos passam por diferentes atividades para avaliar a sua capacidade e qualificação para exercer determinada função. Além da análise do currículo, prova e dinâmica de grupo, é comum ser realizada uma entrevista com os profissionais.

Estar preparado para uma entrevista de emprego é fundamental para se destacar e conseguir a vaga desejada. É importante ficar atento às dicas para a primeira entrevista de emprego, como se preparar para a entrevista de estágio, além dos erros que podem te eliminar na seleção.

O objetivo dos recrutadores ao perguntar ao menos um defeito e uma qualidade na entrevista é verificar o seu nível de autoconhecimento, além de analisar a sua percepção sobre si, o mercado e a vaga pretendida. Por isso, não negligencie essa pergunta e esteja preparado a respondê-la com atenção. 

Fique atento à vaga para a qual está concorrendo e cite qualidades relacionadas com a função em questão. Em um processo seletivo para a área de vendas, por exemplo, é interessante citar qualidades como comunicação, negociação e responsabilidade. Também é importante evitar alguns clichês e distorções da realidade.

VEJA TAMBÉM
Sine Tocantins disponibiliza mais de 170 vagas nesta segunda-feira, 11

Evite em uma entrevista de emprego: 

– Perfeccionismo

– Gosto de trabalhar muito

– Sou muito persistente

Exemplos de qualidades em uma entrevista de emprego

– Criatividade

 – Flexibilidade

– Pontualidade

– Espírito de equipe

– Organização

Quais defeitos citar em uma entrevista de emprego

Falar de defeitos para entrevista pode ser embaraçoso para diversas pessoas. É comum não gostar de admitir certas fraquezas ou, por falta de autoconhecimento, não saber exatamente qual é o seu defeito. No processo de recrutamento, seja sincero sobre os seus pontos fracos. O mais importante é atrelar o defeito a uma atitude positiva para superá-lo.

Defeitos para evitar em uma entrevista

 – Perfeccionismo

– Excesso de preocupação com o trabalho

– Não gosto de trabalhar

– Sou explosivo (a)

– Pessimista

– Sinceridade

Dicas para expor defeitos mostrando superação

– Tenho dificuldade para falar em público, mas estou realizando um curso de oratória para melhorar as minhas apresentações.

– Costumo esquecer as próximas tarefas, porém utilizo aplicativos, alarmes e post-it para auxiliar em minha organização.

VEJA TAMBÉM
Sine Tocantins disponibiliza mais de 120 vagas nesta sexta-feira, 6

– Sou uma pessoa ansiosa, mas não deixo isso atrapalhar em meu trabalho. Busco controlar a ansiedade com sessões de relaxamento e delegando as tarefas devidamente. 

– Tenho má memória, por isso anoto todo tipo de informação para não perder o controle sobre a minha a rotina. 

É importante lembrar que o defeito não deve definir você como uma pessoa ruim para a vaga, mas demonstrar a sua humildade em reconhecer as fraquezas e a iniciativa em tomar atitudes que diminuam os impactos desses pontos negativos.