Previsão é de que 40 famílias recebam suas moradias ainda em fevereiro – Thiago Sá/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), vai começar a entregar as unidades habitacionais no Jardim Taquari, na região sul de Palmas, em fevereiro deste ano. A previsão é de que 40 famílias cadastradas no programa, consideradas prioritárias, recebam suas moradias nessa primeira etapa da entrega. 

O superintendente de Habitação da Seinf, Hilton Pereira Lima, explica que a previsão é de que as 183 moradias de interesse social, em fase de conclusão, sejam entregues em quatro etapas. “Todas as unidades habitacionais devem ser entregues até o final deste ano, quando encerra o contrato de construção”, ressalta. A empresa responsável pela obra é a Só Terra Construções e Projetos LTDA.

As famílias já cadastradas pré-selecionadas para receberem as moradias, nesse primeiro momento, atendem a critérios de prioridade definidos por legislação estadual, tais como: estar em situação de vulnerabilidade; ser chefiada por mulher; estar morando em área de risco; ter membro idoso; ter membro que tenha sido vítima de violência doméstica, dentre outros.

VEJA TAMBÉM
Vereador responsabiliza Prefeitura por morte de pedreiro eletrocutado no Capadócia
Superintendente de Habitação da Seinf, Hilton Lima, explica que as 183 moradias de interesse social devem ser entregues em quatro etapas – Thiago Sá/Governo do Tocantins

O superintendente informa também que as famílias pré-selecionadas estão sendo contatadas por telefone ou pessoalmente por técnicos da pasta. “O próximo passo para quem foi chamado é reunir e apresentar a documentação exigida para a confirmação dos dados e se ainda se enquadra nos critérios de moradia de interesse social”, reforça.

As 183 famílias já foram pré-selecionadas. Caso alguma família cadastrada não atenda mais ao perfil do programa de habitação social, deve ser retirada da lista. Nessa situação, a vaga deve ser preenchida por outra família inscrita no cadastro de reserva.

Moradia

As casas foram construídas no mesmo padrão com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço externa sem cobertura, facilitando obra de ampliação. As famílias receberão os imóveis com os serviços de luz e água instalados. E cavalete para instalação de hidrômetro.

A obra, das casas que serão entregues no próximo mês, está em fase de acabamento, com a colocação de pisos e azulejos da parede, pintura, assentamento de vaso sanitário e pia. Ainda está sendo realizada a limpeza dos terrenos e outros pequenos serviços que são necessários para a conclusão da construção das unidades.

VEJA TAMBÉM
8º Ação Geral Ebenézer leva serviços diversos aos moradores do Taquari

Investimento

As famílias beneficiadas receberão as moradias sem custo algum. A obra faz parte dos Projetos Prioritários de Investimentos – Intervenção em Favela (PPI- Favela), com investimento da ordem de R$ 4,3 milhões.

A entrega dessas moradias tem sido muito aguardada. “O Governo entende a importância de promover o acesso à moradia, especialmente, para atender à demanda de pessoas de baixa renda que não têm acesso ao mercado formal imobiliário para financiamentos”, pontua a gestora da Seinf, Juliana Passarin.