Gutierres Siqueira não vê sucesso na investida do PT em criar núcleos dentro da igreja evangélica no páis. Foto: Reprodução

A notícia de que Lula planeja usar força evangélica para PT voltar ao poder foi criticada e também vista como mais um futuro fracasso do partido do ABC pelo teólogo assembleiano Gutierres Siqueira. Ele afirma que o projeto petista não terá sucesso.

+ Lula quer que PT se aproxime dos evangélicos, mas conversas estão fracassando

Siqueira é teólogo e escritor pentecostal e editor do portal Teologia Pentecostal,

Confira:

O LULA QUER ALCANÇAR OS EVANGÉLICOS, MAS NÃO VAI CONSEGUIR

Leio na imprensa que o Lula, ex-presidiário e ex-presidente, determinou ao PT a criação de um “núcleo evangélico”. E, para isso, estaria contando com a ajuda dos “evangélicos progressistas”. Lula parece acreditar que é possível recriar espaços equivalentes às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da década de 1970 agora em solo evangélico. A grande diferença é que o movimento das CEBs nasceu de dentro da Igreja Católica pela Teologia da Libertação. Agora, a tentativa do PT é criar algo de fora para dentro.

Com o avanço da Teologia da Libertação na década de 1970 e 1980, as homilias de muitos padres passaram de assuntos da eternidade para temas sociais como a reforma agrária e os limites do capitalismo. O que aconteceu? O esvaziamento da Igreja. Imagine se alguém com sede de Deus e desesperado diante dos sofrimentos desta vida parará para ouvir um sermão sobre a desigualdade do Terceiro Mundo ou sobre os conflitos do Oriente Médio? Para isso basta ligar a TV no programa da Fátima Bernardes ou em algum debate na GNT.

VEJA TAMBÉM
Cristãos precisam ter uma 'teologia para a tristeza', diz líder evangélico

Graças ao bom Deus que essa estratégia petista será um retumbante fracasso. Eu tenho grande ojeriza do uso do cristianismo para fins eleitorais pela esquerda (e isso inclui também o messianismo-integralista-teonomista-neopentecostal da direita bolsonarista).