Pastor Augusto Moraes responde

De acordo com o pastor Augusto Moraes, secretário geral da Convenção Ciadseta no Tocantins, a resposta é “Talvez não”. Segundo o pastor, há motivos sólidos, pedagógicos  e circunstanciais para  se repetir  SERMÕES, principalmente  os doutrinários, bem como a necessidade de o fazermos. Ele argumentou da seguinte forma:

PRIMEIRO. O povo se esquece com facilidade.

SEGUNDO. O Público a quem ministramos é rotativo.

TERCEIRO. O Ministério  Eclesiástico tem  seu  aspecto sacerdotal ( I Tm 4:13,15-16; 4:6) e é de cunho  pedagógico; Ef. 4:11-16; II Tm 3:16-17.

QUARTO.  A cada Semana, Mês e  Ano, há novas pessoas na Igreja, à  quem devemos  ministrar todo o Conselho de Deus; At. 20:20,27.

QUINTO.  Os  princípios  Educacionais da Graça para os salvos, são os mesmos para todas as gerações (Tt.2:11-12); Não envelhecem (Is 25:1b) e são nosso guia seguro para a Glória ( SL 73:24), Isto é, para os que ouvirem; Jr.7:23.

+ Lula diz ter “jeitão de pastor” e quer usar evangélicos para PT voltar ao poder

SEXTO.  Quando se Ministra um mesmo SERMÃO, com uma nova  roupagem de Graça, Unção, Aplicabilidade e contextualizada  ao momento ou evento; Quem já o ouviu se surpreende, quem o ouve pela  primeira vêz, se encanta; Foi  isso que fez  as  prédicas de Paulo em Atenas, os Epicureus  pararam  dias após  dias para  lhe ouvir, e encantou  os Juízes no AREÓPAGO.

VEJA TAMBÉM
COMADETINS 2018 é aberto com diversas comemorações em Guaraí

SÉTIMO.   Temos  vários  exemplos  para  isso.

a) Moisés, o mestre de Israel, repetiu a Lei e os conselhos antes  ministrados,

b) Esdras e Neemias, perfis de Mestria e Liderança em Israel, repetiam os ensinos de Moisés de forma produtiva, Ed.7:10; Ne. 8:6-10.

c)  Paulo, o apóstolo dos gentios, além de repetir, ainda justifica (…Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós; Filipenses 3:1b) E os  que o  ouviam  e prestavam atenção, eram  edificado, At. 17:10-11.

Quando  alguém  se gaba de não repetir sermão, por inferência  está  revelando sua  carência  de princípios didáticos e pedagógicos.

Repetir, é natural; Plagiar, além de ilegal  pode causar  mal  ao  rebanho. O  Sermão insubstituível é o que o vem de Deus, via Coração e boca  em Santidade; II Rs 17:24; JO 10:41-42.

Pr. Augusto Moraes

+ Patriotas no Tocantins corre o risco de mudar de comando novamente; Luana Ribeiro pode assumir presidência