Jack Van Impe foi um televangelista popular e um dos mais conhecidos do fim dos tempos pregadores do mundo

Jack Van Impe, um televangelista popular e um dos mais conhecidos do fim dos tempos pregadores do mundo, morreu com a idade de 88. Sua morte foi confirmada no sábado por Jack Van Impe Ministries International.

Todas as semanas, por mais de 30 anos, Van Impe apareceu na TV como apresentador de seu próprio programa de meia hora, Van Impe Presents , oferecendo comentários escatológicos sobre os eventos atuais. Ao lado de sua esposa Rexella, Van Impe leu as últimas manchetes e explicou como elas se relacionavam à profecia sobre o Anticristo, o governo mundial e o arrebatamento de verdadeiros crentes que poderiam acontecer a qualquer momento.

+ Morte do grande evangelista Reinhard Bonnke comove evangélicos nas redes sociais

“Nós apenas reportamos as notícias dos últimos jornais e revistas”, disse Van Impe uma vez, “mas usamos a Palavra de Deus para mostrar que isso significa que Cristo está voltando.”

Van Impe alcançou uma audiência global de seu estúdio nos subúrbios de Detroit. Ele havia memorizado dezenas de milhares de versículos da Bíblia, ganhando o apelido de “Bíblia ambulante”. Ele se lembrava das Escrituras em seu programa ao explicar sua teologia apocalíptica, antes de terminar cada episódio com um chamado para que os espectadores se preparassem para o fim aceitando Cristo como seu Senhor e Salvador.

“Poucos atingiram uma audiência maior do que o evangelista Jack Van Impe”, escreveu o historiador Paul Boyer em seu estudo de referência sobre a crença profética na América moderna. “As citações da Bíblia estudaram as previsões apocalípticas de Van Impe, incluindo não apenas as conhecidas de Apocalipse, Zacarias e 2 Pedro … mas também seleções mais obscuras de Joel, Sofonias, Malaquias e … Ezequiel.”

Beerhalls em Igrejas

Van Impe nasceu em Freeport, Michigan, em 1931, filho de dois imigrantes belgas. O pai de Jack, Oscar, trabalhava em uma fábrica de automóveis de Plymouth durante o dia e como músico nas cervejarias de Detroit à noite. Oscar ensinou o jovem Jack a tocar acordeão – às vezes, como Jack mais tarde se lembraria em seu testemunho de conversão, com espancamentos violentos e bêbados.

VEJA TAMBÉM
(VÍDEO) Mulher zomba de pregadora em metrô: “Quero escutar Beatles!”

Oscar e Marie Louise Van Impe tiveram uma experiência de conversão em uma igreja batista independente que adotou o rótulo de fundamentalista em 1943. Uma semana depois, Jack, 12 anos, caminhou até a frente da igreja para professar sua própria fé. Os Van Impes pararam de ir a cervejarias e começaram a fazer música gospel nas igrejas da região. O jovem Van Impe logo sentiu um chamado ao ministério.

Ele foi ordenado em uma igreja batista independente em 1951, depois de se formar no Detroit Bible College, e se juntou ao Youth For Christ como músico na mesma época do falecido Billy Graham. Franklin Graham twittou suas condolências, dizendo que “a vida de Van Impe demonstrou a importância de ‘depositar essas palavras minhas em seu coração e em sua alma’ (Deuteronômio 11:18). Que todos nós sejamos inspirados a fazer o mesmo. ”

Van Impe casou-se com Rexella Shelton, uma batista de talento musical e evangelismo que havia passado um ano na Universidade Bob Jones, em 1952. O casal partiu sozinho em 1970, fundando a Jack Van Impe Crusades Inc. Eles viajaram pelo país juntos, formando música e pregação em 130 cidades em 10 anos.

Desde o início, Van Impe teve uma mensagem apocalíptica. Os primeiros sermões populares incluíram “A Guerra Vindoura com a Rússia” e “Sinais chocantes do fim dos tempos”. Van Impe também pregou sobre os eventos atuais, alertando as pessoas sobre os perigos do comunismo, homossexualidade, aborto e ministros errantes. O último se tornou uma especialidade. Van Impe frequentemente atacava outros ministros cristãos em suas cruzadas – em geral e por nome.

VEJA TAMBÉM
Evangelista relata visão profética: 'muitos serão ofendidos em meu retorno'

“Noite após noite”, ele lembrou mais tarde, “eu fazia o meu melhor para pregar se pudesse atacar nomes individuais”.

Mantendo seus compromissos fundamentalistas, as Cruzadas Van Impe inicialmente se recusaram a cooperar com quaisquer igrejas que também não eram batistas independentes. Então Van Impe decidiu excluir as igrejas batistas que ele acreditava terem se desviado dos fundamentos da fé. Finalmente, ele excluiu os fundamentalistas que se associaram aos não fundamentalistas.

EUAxIrã

Em 10 de janeiro, o episódio mais recente disponível no site do ministério, Rexella Van Impe leu manchetes sobre o crescente conflito entre os EUA e o Irã.

“Você conhece amigos, há muito o que considerar por aí”, disse ela para a câmera. “E sou grato por termos um presidente que diz que não vamos ser o número dois, vamos enfrentar o que está acontecendo.

Então ela entregou ao marido, perguntando se haveria uma guerra.

“A Bíblia diz que em Ezequiel 38, 39, Gogue, Magogue, Mesheck, Tubal e Rosh vão liderar a batalha”, disse Van Impe. “Quem são eles? Bem, Gog é o líder, Mesheck e Tubal é Moscou e Tobolsk, depois de serem interpretados. E todo o Oriente, diz o Apocalipse, está indo com eles. China, Coréia do Norte, todos eles … Será a guerra mais sangrenta do mundo. O sangue fluirá para as rédeas dos cavalos por 200 milhas.

Van Impe morreu oito dias após a exibição do episódio, concluindo uma carreira de 68 anos no ministério. Os Ministérios Jack Van Impe não mencionaram a causa da morte. 

(Com Christian Today)