A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Tocantins confirmou nesta segunda-feira (20) que está se preparando para contratar uma empresa para realizar o serviço de radioterapia e braquiterapia em Araguaína. A medida vem após anos de problemas sucessivos na área desde que a antiga máquina que prestava o serviço quebrou em 2014.

A SES disse que não conseguiu contratar número suficiente de profissionais para a cidade, apesar de ter aberto vários chamamentos públicos. A pasta afirma que tentou negociar melhores condições para os médicos, mas que além de ser uma especialidade rara, os profissionais preferem trabalhar em grandes centros.

+ Saúde negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína

Não foi informado quando a licitação deve ser aberta. A nota afirma que o modelo será semelhante ao que acontece em Palmas, com a terceirizada obedecendo a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados levantados pela secretaria no último dia 14, atualmente existem 10 pacientes que recebem o atendimento para radioterapia em Araguaína. Outros cinco foram encaminhados para Imperatriz (MA) e um para Palmas.

VEJA TAMBÉM
Amastha anuncia Marcus Marcelo como pré-candidato do PSB à prefeitura de Araguaína

Em agosto do ano passado, o serviço foi retomado após vários anos parado. Desde então, a reclamação dos usuários é com a demora para conseguir sessões, já que apenas os casos emergenciais vinham sendo atendidos.

(Com G1)