Redação JM Notícia

Exames e cirurgias serão feitos em clínicas credenciadas pelo programa “Tocantins – Catarata Zero”

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional começou a realizar os exames preparatórios para os pacientes que aguardam pela cirurgia de catarata que serão realizadas pelo programa “Tocantins – Catarata Zero”.

Em parceria com clínicas credenciadas pelo programa, pelo menos 90 pessoas deverão passar pelo procedimento no Município.

“Já são centenas de pessoas que iniciam agora a cirurgia de Catarata, onde o município de Porto Nacional e toda a região do Amor-Perfeito tiveram, via emenda da senadora Kátia Abreu, a condição de estar fazendo com que, organizadamente, a gente possa dar acesso a todas essas pessoas voltarem a enxergar”, ressaltou o prefeito Joaquim Maia.

A cirurgia de Catarata retira a parte opaca do olho. A intervenção é considerada segura e devolve qualidade de vida ao paciente.

Para a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito, o programa “Catarata Zero” traz às pessoas a possibilidade de voltar a enxergar.

“Realizamos um credenciamento onde cinco clínicas foram aprovadas para fazer a oferta da cirurgia de Catarata. Hoje estamos visitando a primeira clínica onde os pacientes de Porto Nacional e dos municípios circunvizinhos estarão fazendo exames, avaliação, consulta e agendamento da cirurgia. O momento é de felicidade, pois sabemos que há uma demanda reprimida altíssima para esse tipo de cirurgia de correção visual. Buscamos esses pacientes no sistema de regulação para a realização de consultas, e agora chegou o momento de finalmente fazer a cirurgia”, enfatizou.

VEJA TAMBÉM
Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil agora conta com terapeuta ocupacional em Palmas

As cirurgias nesta primeira etapa ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, na Clínica Orbcenter, centro de Porto Nacional.