Biblioteca do Inep está fechada por causa do risco de contaminação do coronavírus

Os usuários externos e internos do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão proibidos de utilizar o espaço, temporariamente, em virtude da prevenção ao Covid – 19, o coronavírus. A decisão do órgão foi tomada para evitar a proliferação da enfermidade.

A biblioteca do Cibec é frequentemente visitada por estudantes de graduação e pós-graduação por possuir diversos livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos, relatórios de pesquisa, materiais multimídia, além de obras raras e especiais.

A medida cautelar de restrição de acessos à biblioteca se respalda na Portaria n.º 329, publicada nesta quinta-feira, 12 de março de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), que instituiu o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC). Os acervos encontrados na biblioteca do Inep constituem patrimônio histórico, cultural e científico.

O Centro de Informação do Inep tem a finalidade, através das obras arquivadas, de facilitar e ampliar o acesso da sociedade à memória e ao conhecimento sobre a educação.

A reabertura do Cibec será feita após o COE/MEC avaliar que não há mais riscos de exposição ao coronavírus. O comitê é composto por representantes de unidades administrativas, órgãos e entidades vinculadas à educação.

Covid – 19: o que é?

O covid – 19, mais conhecido como coronavírus, é um tipo de vírus que causa sintomas semelhantes a uma gripe comum, porém com consequências mais graves. Ele é transmitido pelo contato com a pessoa infectada, a partir da saliva, do espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade de respirar.

A prevenção ao coronavírus pode ser feita através da intensificação dos cuidados com saúde. Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Também é aconselhado cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações.

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil