Eleições 2020|| Saiba onde os vereadores de Araguaína se filiaram

Com o fim das coligações, para quem está no mandato e concorre à reeleição no cargo de vereador não está nada fácil ajeitar uma acomodação para tentar voltar ao legislativo  em 2021. No Tocantins, a situação se reflete em todo Estado, e em Araguaína não foi diferente.

Para tentar sobreviver e retornar ao parlamento em 2021, alguns partidos receberam a filiação de até quatro parlamentares, com a possibilidade de reeleger apenas dois. É o caso do Solidariedade que, em Araguaína, se filiaram os vereadores Gideon Soares, Wagner Enoque, Leonardo Lima e a vereadora Silvinha Pires.  

O ex-vereador Luciano Santana também é um dos nomes do Solidariedade em Araguaína.

O Podemos, do prefeito Ronaldo Dimas, recebeu a filiação do vereador Israel da Terezona e da vereadora Zezé Cardoso. Quem se filiou ao partido também, foi o filho do vereador Gipão, Mateus Mariano.

O MDB do deputado Jorge Frederico vai para a disputa com três vereadores e um suplente, que são: Ferrerinha, Geraldo Silva, Edmar Leandro e o suplente Silvano do Picolé. O PSD recebeu a filiação dos vereadores Terciliano Gomes e Gilmar Oliveira. Já o PSL, filiou três parlamentares: Carlos Silva, Enoque Neto e Divino Betânia Júnior.

VEJA TAMBÉM
Conferência Multiprofissional sobre Autismo começa na próxima sexta-feira em Araguaína

O vereador Soldado Alcivan permaneceu no Partido Progressista, assim como o professor Delan que continuou no PSDB.

O vereador Gipão, que não disputará à reeleição, se filiou ao Podemos e é cotado como um possível vice na chapa do Governo Dimas. Marcus Marcelo, pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal, também permaneceu na legenda.

Entrou e saiu do PDT

O PSDB recebeu no apagar das luzes a filiação do ex-vereador Capixaba. O partido vai tentar emplacar o ex-parlamentar no Executivo, da segunda maior cidade do Tocantins. 

Partidos

Com o fim das filiações, alguns partidos já visualizam elegerem parlamentares em 2021. É o caso do PTB que sonha em eleger um parlamentar. O PROS em Araguaína fala abertamente na possibilidade de eleger até três vereadores. O Avante trabalha para eleger um vereador e o nome cogitado é o do pastor Josival.

Márcio Neres, secretário do Pros no Tocantins e o deputado Júnior Geo com lideranças do PROS de Araguaína, Ricardo Costa, Gilberto Silva e Jucelino.

O PDT, segundo fontes internas, diz que a possibilidade de eleger um parlamentar é real.

Prefeitos

A situação de pré-candidatos a prefeito em Araguaína é a seguinte:

  • Wagner Rodrigues é o favorito para ser o candidato do prefeito Ronaldo Dimas;
  • Deputado Jorge Frederico pode ser o nome do MDB;
  • Marcus Marcelo pode ser o nome da terceira via em Araguaína com o apoio do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha e Vicentinho Júnior;
  • Leador Machado, juiz aposentado, pré-candidato do PT;
  • Batista Capixaba, ex-vereador e pré-candidato pelo PSDB;
VEJA TAMBÉM
Justiça determina que TV Anhanguera exiba programa suspenso de forma indevida em Araguaína