No Ceará, Bancada evangélica da Assembleia briga por reabertura de templos

Os deputados da bancada da Bíblia na Assembleia do Estado já demonstraram capacidade de articulação em outras ocasiões

0
Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foto: Reprodução

Deputados estaduais da bancada da Bíblia na Assembleia Legislativa no Ceará vão tentar reabrir templos religiosos no Ceará.

Três projetos de lei que estampam essa permissão iniciaram tramitação nesta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE). Dra. Silvana (PL), David Durand (Republicanos) e Apóstolo Luiz Henrique (PP) são os autores das matérias, informou o portal O Povo.

Deputados defendem como atividade essencial aos cearenses o funcionamento de cultos religiosos. Hoje, enquadram-se nesta categoria, por exemplo, supermercados e drogarias.

O governador havia feito concessões e decretado abertura de outros setores, como o industrial e partes do comércio, mas decidiu recuar, decidindo-se pelo conjunto de restrições iniciais. Paradoxalmente, os três fazem parte da base de Camilo no parlamento estadual.

A argumentação da deputada Dra Silvana(PR), por exemplo, assenta-se no artigo 5º da Constituição, que versa sobre a igualdade de todos perante a lei. Ela ainda usa o inciso sexto, sobre liberdade de crença, tópico que prega “o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

Já no fim do texto, após citar o Apóstolo Paulo, a parlamentar reconhece que o momento é de enfrentamento de uma “peste pandêmica” e, por isso mesmo, reforça que a “ação espiritual” é decisiva. Silvana congrega na Assembleia de Deus.

Para o deputado Apóstolo Luiz Henrique, líder da Igreja do Senhor Jesus, a prática da religião sustenta o estado emocional das pessoas e é aliada na “promoção da dignidade” das pessoas. “Vale lembrar, que o Presidente da República editou decreto de número 10.282, incluindo as atividades religiosas na lista de setores essenciais”, ele pontua.

“É público e notório, por exemplo, (o papel) que a Igreja Universal do Reino de Deus (desempenhou) neste ano de 2020, foram mais de 22 mil doações de sangue, alcançando mais de 90 mil pessoas beneficiadas com essas doações”, argumenta o deputado David Durand sobre a denominação da qual faz parte. E adiciona: “A sociedade brasileira ou a sociedade cearense não possui o luxo de ficar sem as atividades sociais das igrejas ou templos.”

Como alternativa, padres e pastores tem buscado durante o avanço da pandemia a transmissão online missas ou cultos

Capacidade de articulação

Políticos evangélicos e situados no campo conservador no Estado demonstraram articulação e conseguiram vitórias no Legislativo estadual no ano passado.

Silvana e o esposo, o deputado federal Jaziel Pereira (PL), além de André Fernandes, vereadora Priscila Costa (PSC) e o suplente de deputado Pastor Pedro Ribeiro (PSL), e demais lideranças protestantes do Estado conseguiram derrubar projeto da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa referente a multas administrativas a quem agredisse a fé alheia. A antes mesmo de ser analisada pela Procuradoria da Casa.

Eles entenderam que o projeto era uma ferramenta de censura ao cristianismo. Um dos atos de reação envolveu ocupar a antessala do gabinete da Presidência da Assembleia, onde trabalha o deputado José Sarto (PDT).

Apoio

As matérias devem ter apoio de dois deputados ligados ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) na Casa, André Fernandes e Delegado Cavalcante (PSL).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here