A prefeita Cinthia Ribeiro analisa que “uma população bem informada se imuniza também contra as fake news

Informação e conhecimento são alguns dos antídotos mais eficientes para se combater o novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) disponibiliza a partir desta segunda-feira, 18, o site ‘Plantão Coronavírus’, com conteúdos para a população se atualizar sobre a pandemia e acompanhar as medidas de enfrentamento que estão sendo adotadas na Capital.

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (NUT/Semus), com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec) e com as informações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19).

A prefeita Cinthia Ribeiro analisa que “uma população bem informada se imuniza também contra as fake news”. De acordo com a gestora palmense, foi com base nisso que a Prefeitura de Palmas, através da Agência de Tecnologia, desenvolveu o hotsite “Plantão Coronavírus”. “Nesse canal as pessoas terão acesso a todas as informações da Prefeitura, o que cada secretaria tem desenhado dentro do Plano de Contingência que executamos até aqui e também o plano de descontigenciamento”.

Uma ferramenta que já estava disponível no portal da Prefeitura de Palmas e que foi anexada ao novo site, é o Painel Epidemiológico Covid-19, um mapa de acompanhamento georreferenciado de todos os casos confirmados da doença na Capital. As coordenadas fazem referência somente à quadra ou bairro, mas não apresentam o endereço das pessoas. De acordo com o coordenador de Sistemas de Informação da Semus, Edimar Viana, o georreferenciamento revela a localização do vírus e isso pode ajudar na elaboração de estratégias de prevenção e de controle da doença.

O site traz ainda o histórico dos boletins epidemiológicos de Palmas, sendo possível mensurar a evolução da pandemia dia a dia. Além disso, são disponibilizados os endereços e números de telefone de todos os Centros de Saúde da Comunidade de Palmas (CSCs), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também do Samu.

Se o internauta quiser esclarecer suas dúvidas sobre a Covid-19 pode acessar o campo ‘Perguntas Frequentes’, onde estão reunidas as principais informações sobre o novo coronavírus, como formas de prevenção, contágio, grupos de risco, importância do isolamento e outras.

O site disponibiliza também documentos oficiais relacionados à Covid-19, produzidos pela Prefeitura de Palmas e pela Semus, como o Plano de Contingência Covid-19 de Palmas, Plano de Reestruturação da Atenção Primária e notas técnicas. 

O desenvolvedor Edimar Viana afirma que o objetivo do site é informar e ser um guia de prevenção sobre o novo coronavírus. “O cidadão vai poder se atualizar em tempo real. Por isso demos o nome Plantão Coronavírus”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here