A prefeita Cinthia Ribeiro analisa que “uma população bem informada se imuniza também contra as fake news

Informação e conhecimento são alguns dos antídotos mais eficientes para se combater o novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) disponibiliza a partir desta segunda-feira, 18, o site ‘Plantão Coronavírus’, com conteúdos para a população se atualizar sobre a pandemia e acompanhar as medidas de enfrentamento que estão sendo adotadas na Capital.

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (NUT/Semus), com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec) e com as informações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19).

A prefeita Cinthia Ribeiro analisa que “uma população bem informada se imuniza também contra as fake news”. De acordo com a gestora palmense, foi com base nisso que a Prefeitura de Palmas, através da Agência de Tecnologia, desenvolveu o hotsite “Plantão Coronavírus”. “Nesse canal as pessoas terão acesso a todas as informações da Prefeitura, o que cada secretaria tem desenhado dentro do Plano de Contingência que executamos até aqui e também o plano de descontigenciamento”.

VEJA TAMBÉM
Tribunal de Contas da União usa Educação de Palmas como referência em guia de gestão

Uma ferramenta que já estava disponível no portal da Prefeitura de Palmas e que foi anexada ao novo site, é o Painel Epidemiológico Covid-19, um mapa de acompanhamento georreferenciado de todos os casos confirmados da doença na Capital. As coordenadas fazem referência somente à quadra ou bairro, mas não apresentam o endereço das pessoas. De acordo com o coordenador de Sistemas de Informação da Semus, Edimar Viana, o georreferenciamento revela a localização do vírus e isso pode ajudar na elaboração de estratégias de prevenção e de controle da doença.

O site traz ainda o histórico dos boletins epidemiológicos de Palmas, sendo possível mensurar a evolução da pandemia dia a dia. Além disso, são disponibilizados os endereços e números de telefone de todos os Centros de Saúde da Comunidade de Palmas (CSCs), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também do Samu.

Se o internauta quiser esclarecer suas dúvidas sobre a Covid-19 pode acessar o campo ‘Perguntas Frequentes’, onde estão reunidas as principais informações sobre o novo coronavírus, como formas de prevenção, contágio, grupos de risco, importância do isolamento e outras.

VEJA TAMBÉM
Nação Madureira celebra Santa Ceia Geral neste domingo no ginásio da Ulbra

O site disponibiliza também documentos oficiais relacionados à Covid-19, produzidos pela Prefeitura de Palmas e pela Semus, como o Plano de Contingência Covid-19 de Palmas, Plano de Reestruturação da Atenção Primária e notas técnicas. 

O desenvolvedor Edimar Viana afirma que o objetivo do site é informar e ser um guia de prevenção sobre o novo coronavírus. “O cidadão vai poder se atualizar em tempo real. Por isso demos o nome Plantão Coronavírus”, explica.