Começou nesta segunda-feira 18, a última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todos os 139 municípios do Estado já estão recebendo as doses para imunização. O intuito da campanha é imunizar o público-alvo da ação, que nessa fase são os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

A terceira e última fase será realizada entre 18 de maio e 5 de junho . A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil: A(H1N1),A(H3N2) e Influenza B.

Segundo a gerente de Imunização do Estado, Elaine Dias, a vacinação continua sendo um serviço essencial. “A vacina ajudará a manter as pessoas saudáveis e reduzirá a sobrecarga nos serviços de saúde, para que os mesmos possam responder de maneira mais eficaz à Covid-19.”

Ela explica ainda que a campanha foi antecipada em três semanas, após orientação do Ministério da Saúde, devido o combate ao novo Coronavírus. “Os sintomas da influenza são semelhantes aos da Covid-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”.