Comerciantes palmenses durante protesto pacífico nesta quinta-feira, 28. Foto: Reprodução

Empresários de Palmas fizeram um protesto pacífico na manhã desta quinta-feira na região sul da capital para pressionar a prefeitura pela reabertura do comércio. Vestindo preto e com cartazes com frases como “prefeita seus decretos estão matando as famílias palmenses” e “não podem limitar nossa liberdade”, os comerciantes e funcionários mostraram sua indignação com as ações da Prefeita Cinthia Ribeiro, que até agora não mostrou nenhum plano de ajuda ao segmento. Assista abaixo:

Gestão não faz nada

Há cerca de 70 dias parados, os comerciantes palmenses têm sofrido com a falta de apoio da gestão municipal na aplicação de medidas que garantam a sua continuidade após a pandemia. Muitos já fecharam as portas.

+ Eli Borges questiona incoerência de Cinthia Ribeiro: ‘ônibus lotado pode, cultos obedecendo as normas de saúde não?

Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas divulgada semana passada informou que 1 em cada 4 famílias teve um membro que perdeu o emprego devido à crise do coronavírus (39,8%). Além disso, 78,6% dos palmenses foi obrigado a fazer cortes de gastos nos últimos 30 dias.

Os empresários da manifestação consideram que um isolamento vertical seria a solução para este momento crítico. Porém, a prefeita até agora tem se mostrado contrário a isso e defende uma restrição rígida para o comércio, mas foi alvo de crítica por ir à justiça pedir para que os ônibus coletivos da capital voltassem a circular com sua capacidade máxima de lotação.

Poucos otimistas

A pesquisa da CDL mostrou ainda que nos últimos 30 dias 58,9% dos palmenses cancelou algum serviço contratado ou gasto planejado. No que diz respeito às perspectivas para o comércio da Capital para os próximos 3 meses, 54,4% dos cidadãos afirmam estarem pouco otimistas; 23,6% pessimistas; 13,8% muito otimistas; 6,8% muito pessimistas e 1,4% não sabe. 

+ COVID-19: Mais da metade das empresas de Palmas pretendem demitir trabalhadores, aponta pesquisa da CDL

Mudanças

Pressionada pelas críticas das redes sociais e da oposição política, a prefeita Cinthia Ribeiro adiantou na manhã de hoje (28), via Twitter, que anunciará amanhã um plano de “retomada consciente e gradual dos serviços e atividades econômicas” para a cidade.

Cinthia diz que o plano foi tomado após análise dos relatórios do Comitê e o status epidemiológico dos últimos 60 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here