Imagine milhares de cristãos em todo o mundo unidos em oração e ação em torno de um único objetivo: repensar sua relação com a natureza criada por Deus e agir para protegê-la. É isso que o Tempo da Criação propõe à comunidade cristã global, um tempo de celebração, conversão e compromisso coletivo para renovar a relação com o Criador e toda a sua criação.

Com o tema “Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança”, o Tempo da Criação acontece no período de 1º de setembro a 4 de outubro. Diversos segmentos cristãos participam desta iniciativa, que no Brasil é promovida pelo movimento Renovar Nosso Mundo, como um convite para que a igreja evangélica brasileira testemunhe da fé em Jesus por meio do cuidado com a criação.

Para auxiliar indivíduos e igrejas a participarem do Tempo da Criação, é disponibilizado o Guia de Celebração (adaptado para a igreja evangélica brasileira). O material traz orações, sugestões de liturgias, temas de pregações e atividades como caminhada contemplativa, plantio de árvores, hábitos sustentáveis, entre outras.

>>> Clique aqui e baixe gratuitamente o Guia de Celebração do Tempo da Criação 2020 <<< https://bit.ly/guia-celebracao-tdc2020

O Guia de Celebração, adaptado paras a igrejas evangélicas brasileiras, é fruto do trabalho do movimento Renovar Nosso Mundo Brasil, que conta a participação da Tearfund Brasil, Aliança de igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL), Igreja Presbiteriana e Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Ação Evangélica (ACEV), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Batista Independente e outras organizações evangélicas.

Outros recursos como estudos bíblicos, cânticos e hinos temáticos, poemas, peças teatrais, cartões de oração, desafios diários e Guias Infantis para envolver as crianças no Tempo da Criação, podem ser acessados aqui. https://bit.ly/2XGXW4y

Saiba mais sobre o Tempo da Criação

Desde 2018, o movimento Renovar o Nosso Mundo mobiliza a igreja evangélica brasileira para participar do Tempo da Criação. A iniciativa tem sua origem vinculada ao Dia de Oração pela Criação (1º de setembro), proclamado pela Igreja Cristã Ortodoxa Oriental, em 1989. A data passou a ser adotada por outras igrejas cristãs europeias em 2001 e nos últimos anos muitas igrejas cristãs em todo o mundo começaram e se envolver na celebração.

O comitê internacional que coordena o Tempo da Criação conta com representantes de diversas igrejas e organizações cristãs, tais como Tearfund, Lausanne para o Cuidado da Criação, Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, Aliança Anglicana, A Rocha Internacional, Federação Luterana Mundial, Conselho Mundial de Igrejas, Comunhão Anglicana para Rede Ambiental, Movimento Católico Global pelo Clima, entre outras.

Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança

Em 2020, o Tempo da Criação tem como tema “Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança.” É um convite para pensarmos no relacionamento integral entre o descaso da Terra e a maneira ecológica, econômica, social e política de viver, especialmente nestes tempos de pandemia em que se mostrou ainda mais clara e urgente a necessidade de trilharmos caminhos, de fato, sustentáveis e justos.

O conceito do Jubileu está enraizado na santa sabedoria de que deve existir um balanço justo e sustentável entre a realidade social, econômica e ecológica. Quando umas das variáveis é explorada para maximizar o crescimento de outra, todo o sistema eventualmente sofrerá. Quando uma parte da comunidade da Terra é agredida, toda a comunidade é afetada.

O tema do Jubileu tem claro elos com os paradigmas vigentes que alimentam a exploração injusta, tais como abordagens neoliberais e capitalistas à economia mundial. Ele junta a necessidade de uma voz profética sobre a injustiça climática com ações para a restauração da Terra. O tema do jubileu afirma a necessidade por igualdade e justiça e sustentabilidade, e uma transição para economias sustentáveis.

…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here