Henrique Fragata, fundador do primeiro lava jato da capital, completa 30 anos com lançamento de sua biografia “Construindo um Sonho: trajetória de sucesso e amor por Palmas”.

Chegou em Palmas aos 23 anos, onde enfrentou desafios e com muita garra consolidou uma carreira bem-sucedida.

Sua primeira morada em Palmas: uma barraca de camping instalada debaixo de um pequizeiro na Quadra 104 Norte.

Como empresário e administrador, ele acompanhou de perto todo o progresso de Palmas, mas não só isso, pois Henrique é um apaixonado pela cidade. Por onde ia, carregava sua máquina fotográfica e/ou filmadora, registrando fatos e acontecimentos da história local. Além disso, ele guardou uma quantidade enorme de papéis, documentos, jornais e objetos dos mais variados tipos que deram origem a um riquíssimo acervo documental.

Este é o mais rico e detalhado registro histórico-biográfico de um membro da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA). Contudo, a obra não se limita a falar apenas de sua trajetória pessoal e empresarial, pois vai além, resgatando muitos fatos e acontecimentos relevantes da história da capital tocantinense.

A edição de Dezembro/1991 da Revista Nova Fronteira, editada pelo jornalista pioneiro Luiz Pires, mostra o Palácio do Araguaia e em destaque é possível visualizar o “embrião” do Grupo Fragata.

Com o ex-governador Siqueira Campos, presidente de honra da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA)

Henrique não se conteve em usar seus dons e talentos unicamente em sua empresa.

Ao longo de três décadas, ele imprimiu sua marca em inúmeras entidades: Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Conselho Regional de Administração (CRA-TO), Conselho Empresarial de Palmas, Associação Clube Antigomobilismo do Tocantins (ACAT), Palmas Futebol e Regatas, SIBAPA, Lar Batista F.F. Soren, Hospital de Amor, Associação dos Pioneiros de Palmas etc.

Reunião da diretoria do Conselho Regional de Administração (CRA-TO)

Teve o privilégio de representar o Tocantins conduzindo três Tochas Olímpicas: Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (2015) e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016)

Ele foi membro fundador da Associação Palmas para a Vida, que tem como principal projeto a construção do Hospital de Amor, para tratamento de pessoas com câncer.

Caminhada Passos que Salvam no Parque Cesamar

Construção do Hospital de Amor do Tocantins

O pré-lançamento será online no dia 25 de agosto, em razão da pandemia da Covid-19. A cerimônia presencial deverá ocorrer no mês de outubro, em data a ser divulgada posteriormente.

O valor da venda será destinado integralmente as obras de construção do Hospital de Amor no Tocantins.

A obra é prefaciada pelo Senador Eduardo Gomes, cliente desde os anos 90 do Grupo Fragata.

“Tenho a certeza que as futuras gerações terão nesse livro um espelho e uma profissão de fé para saber que é sempre importante acreditar, trabalhar com honestidade para colher os frutos e a admiração que Henrique Fragata tem hoje. Recomendo a leitura dessa história viva de um grande amigo e palmense!” Senador Eduardo Gomes

“Henrique Fragata tem a cara de Palmas. Estivemos juntos em muitos momentos e a alegria, o otimismo, a obstinação em realizar seus sonhos sempre me chamou a atenção. Apaixonado por Palmas e por tudo que se refere a ela, sempre vê o lado bom das coisas e transforma as adversidades em novas conquistas. É um empreendedor de mão cheia. Hoje quem não conhece o ‘Fragata’”? Um exemplo de pioneiro da nossa querida Palmas.” Ex-prefeita Nilmar Ruiz

“Henrique é nosso tesoureiro na Associação dos Pioneiros de Palmas – APPA.  Participante ativo de todas as reuniões e assembleia. Fez história como pioneiro de Palmas. Tem um engajamento e uma trajetória rica de detalhes que marcam a vida de um cidadão que veio para ficar e construir seu lar e família no Tocantins.” Luara Aquino – Presidente da Associação dos Pioneiros de Palmas

“O Henrique Fragata tem sido uma pessoa muito solidária, alguém que ajuda a abrir portas. Ele é um dos fundadores da Associação Palmas para a Vida e o vice-presidente. Ele é muito influente em Palmas e tem ajudado bastante nossa Associação e o Hospital do Amor. Ainda temos um bom caminho pela frente, mas tenho a certeza que vamos conseguir!” Leonel Dias – Coordenador do Hospital do Amor no Tocantins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here