2020 foi marcado pela transição rápida de pessoas ao redor do mundo para o trabalho remoto. Esse fato, por sua vez, mudou os próprios princípios da comunicação para muitos. Em vez da comunicação ao vivo, milhões de funcionários das empresas mudaram para a comunicação online. E se em alguns casos basta apenas corresponder por email ou messenger, noutros não pode prescindir da comunicação por vídeo.

Serviços como Skype, Zoom e Discord tornaram-se indispensáveis. E para desfrutá-los plenamente, você precisa de uma boa webcam. Claro que se você usa um laptop ou tablet com uma câmera embutida, esta questão não é muito relevante para você. Em outros casos, a escolha deve ser abordada com muito cuidado. É hoje que falaremos sobre isso!

Vamos escolher uma webcam para comunicação por vídeo e bate-papos aleatórios

Parece que uma webcam é um dispositivo periférico completamente comum que não deve ser levado muito a sério. Sim, se você só precisa dela para um bate-papo aleatório ocasional, isso é bastante justificado. Mas se estamos falando do trabalho, a situação muda radicalmente. E aqui há uma série de pontos aos quais prestar atenção.

  1.  Tipo de matriz

Normalmente, essa característica não é considerada durante a compra. Mas é uma das mais importantes. Existem dois tipos de matrizes:

  • CMOS — consome muito pouca energia e lê dados com mais rapidez, mas está sujeita a ruídos e interferências. Objetos em movimento rápido ficam borrados nela.
  • CCD — consome mais energia, mas produz uma imagem melhor. Ela tem significativamente menos interferências, mesmo em más condições de iluminação. Mas webcams com matrizes CCD são mais caras.

Se você pode pagar mais pela qualidade, opte por câmeras com matrizes CCD.

  1.  Número de pixels

Tudo é simples — quanto mais pixels, melhor. A imagem ficará mais nítida e detalhada. Não recomendamos comprar uma câmera com resolução inferior a 3 megapixels. A resolução recomendada deve ser um mínimo de 5 megapixels ou mais.

  1.  Resolução

A regra é a mesma do ponto anterior. A resolução mais alta oferece melhor qualidade de imagem. Anteriormente, 640×480 pixels eram suficientes. Mas agora todo mundo usa grandes monitores em todos os lugares. Portanto, escolha câmeras com resolução de pelo menos 1280×960 pixels. Ou até mais.

  1.  FPS — o número de quadros por segundo

O valor mínimo permitido é de 30 quadros. Se for menor, a imagem será interrompida. Você pode considerar opções com uma frequência de 60 FPS. O principal é que sua conexão com a Internet seja rápida o suficiente e funcione sem interrupções.

  1.  Tipo de foco

Existem três tipos de foco:

  • o foco manual onde você tem que girar manualmente o anel de foco dependendo de quão longe você está da câmera;
  • o autofoco que se ajusta e leva em consideração sua posição em relação à câmera;
  • o foco fixo que permanece inalterado.

As webcams mais caras são aquelas com o autofoco. Mas elas também são as mais convenientes e produzem uma imagem mais nítida. O foco manual já é um arcaísmo que deve ser abandonado.

  1.  Montagem

Umas das mais populares são as webcams com uma montagem grampo. Elas são facilmente fixadas na lateral de um monitor LCD ou na tampa de um laptop. Existem análogos para colocar na mesa. Normalmente elas têm uma base de mini tripé. Elas podem ser colocadas em quase qualquer superfície plana. Elas também são bastante confortáveis, mas se você colocar tal câmera em uma mesa, você sempre terá uma visão de baixo na imagem. Isso não é adequado para todos.

  1.  Detetor de movimento e mecanismo giratório

Note que para a maioria dos usuários comuns isso já é muito. Mas se você estiver usando sua webcam para conferências e apresentações online, essa função pode ser útil. A câmera irá seguir e girar atrás de você. Isso é útil se você estiver constantemente se movendo no quadro. Por exemplo, você periodicamente chega até o quadro interativo durante uma conferência.

Mais algumas dicas adicionais

Lembre-se de que não apenas a qualidade da imagem é importante, mas também a qualidade do som. Quase todas as webcams modernas têm microfones embutidos por padrão. Uma grande vantagem será a função de redução de ruído que filtra os sons estranhos durante uma conversa.

Se você estiver comprando uma nova webcam para usar em bate-papos, siga estas diretrizes:

  1.  Escolha produtos de fabricantes renomados: Logitech, Sven, Genius, A4Tech e outros.
  1.  Não compre equipamento usado. Novas câmeras não são tão caras para economizar dinheiro. Além disso, a garantia do fabricante seria uma vantagem muito boa.
  1.  Observe os modelos protegidos por senha. Isso restringirá o acesso de estranhos à câmera.
  1.  Para se comunicar por vídeo com desconhecidos, opte por câmeras que podem gravar vídeo em condições de pouca luz. É possível que à noite sua única fonte de luz seja a tela do monitor. Nem todas as webcams podem lidar com isso.

Na maioria dos casos, quando uma webcam é conectada a um computador, ela é imediatamente reconhecida como um novo dispositivo e o próprio sistema baixa e instala drivers. Se isso não acontecer, visite o site oficial do fabricante e baixe os drivers para o seu sistema operacional manualmente. Após os drivers estiverem instalados, tudo deve funcionar.

Importante! Na primeira vez que você iniciar os aplicativos para comunicação por vídeo ou quando entrar no site de bate-papos aleatórios, deverá ver uma janela permitindo o acesso à sua webcam e microfone. Se você não tiver certeza sobre a confiabilidade de um site ou aplicativo, em nenhuma circunstância conceda tais permissões. Além disso, recomendamos instalar um antivírus para maior segurança, caso ainda não tenha feito isso.

E a última coisa! Sua experiência de bate-papos com webcam depende muito do hardware que você usa. Portanto, não economize muito nele. Certifique-se de que seu interlocutor também se sinta confortável para se comunicar. E não se esqueça de que mesmo a webcam mais cara não produzirá imagem e som de alta qualidade se você tiver uma conexão de Internet fraca. Portanto, tente se conectar a uma rede de Wi-Fi de alta velocidade ou use uma conexão com fio, se possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here