Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) oferece bolsas de doutorado na Alemanha. São 45 oportunidades disponíveis divididas em três modalidades, Doutorado Pleno; Doutorado Sanduíche; Doutorado Sanduíche com Cotutela.

A parceria visa formar docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

As inscrições estarão disponíveis a partir de 14 de setembro até as 17 horas de 16 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line. O dia 9 de outubro, uma semana antes de esgotar o prazo de inscrições, é a data limite para os interessados solicitarem cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no sistema da CAPES.

Depois há publicação da relação das inscrições, análise das candidaturas, entrevistas com os candidatos, tempo para recorrer à divulgação do resultado final, previstos para março de 2021. As atividades estão previstas para iniciarem em setembro daquele ano.

Os benefícios para os bolsistasincluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

Requisitos

Os interessados devem prestar atenção, pois as bolsas disponibilizadas seguem protocolos diferenciados. A CAPES financiará até dez bolsas, enquanto o DAAD apoiará até 35 bolsas. Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Os pré-requisitos da Capes incluem:

  • Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país;
  • Ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha;
  • É vedada a inscrição de candidatos que já possuam título do mesmo nível (doutorado) da bolsa;
  • É vedada a candidatura de indivíduos que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (doutorado no exterior, sanduíche ou pleno) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido.
  • É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual bolsa concedida pelo presente programa;
  • Para se candidatar à modalidade Doutorado Sanduíche com Cotutela é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja previsto essa possibilidade.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here