Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Assembleias de Deus no Brasil completam 110 anos nesta sexta-feira

Culto de ação de graças será realizado hoje em Belém do Pará, onde a denominação foi fundada em 1911

Publicado

em

Hoje, as Assembleias de Deus no Brasil completam 110 anos de fundação. Para celebrar a data, a Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Brasil (CGADB), sob a liderança do pastor José Wellington Costa Júnior, realiza a Semana de Gratidão a Deus pelos 110 anos, iniciada segunda-feira. Os Cultos em Ação de Graças foram realizados nos templos-sede das ADs em São Paulo/SP (14/06) e Curitiba/PR (15/16); no Grande Templo da AD em Cuiabá/MT (16/06); no templo-sede da AD em Natal/RN (17/06); e, hoje (18/06), em Belém/PA, cidade onde os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram no dia 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA, e onde fundaram a maior igreja pentecostal do mundo em 18 de junho de 1911.

O conclave conta com a participação de pastores presidentes de Convenções e Igrejas, ministros e assembleianos de todo o país. As reuniões acontecem de forma presencial (respeitando o decreto vigente de cada cidade, com um público limitado) e on-line, o que favorece a participação de todos no evento.

Todos os cultos são transmitidos ao vivo pelo canal www.youtube.com/cgadboficial e redes sociais CGADB www.facebook.com/cgadb e www.instagram.com/cgadb; também pelo canal www.youtube.com/cpadvideo e também pelos canais oficiais e redes sociais das Convenções afiliadas e Igrejas.

Quando os missionários chegaram na capital paraense, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade, do Batismo no Espírito Santo como um revestimento de poder do Alto para o serviço a Deus, evidenciado externamente pelo falar em outras línguas conforme o Espírito de Deus concede, e a atualidade dos dons espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista – ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo pelo ministérios dos missionários escandinavos, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.

O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitavam Berg e Vingren para reuniões de oração. Como resultado, eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, foi registrada oficialmente como Assembleia de Deus, que conta hoje, estima-se, com cerca de 30 milhões de crentes em todo o país, para glória de Deus.

 

Fonte: CPAD News

PUBLICIDADE

Últimas notícias

finanças finanças
Brasil/Mundo38 minutos atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo50 minutos atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo1 hora atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo2 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações

Brasil/Mundo2 dias atrás

MEC divulga resultado da 1ª chamada do Prouni

Número de candidatos inscritos foi 21% maior do que a mesma edição do ano passado. Foram registradas mais de meio...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Pandemia afeta sono dos brasileiros e leva a aumento do consumo de remédios para dormir

Pesquisa aponta que mais da metade das pessoas tem enfrentado noites mal dormidas; nervosismo, ansiedade, tensão e dificuldade no relaxamento...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ministro da Educação defende retorno das aulas presenciais

O ministro citou estudos que provam que o fechamento de escolas provoca consequências devastadoras para os alunos