Conecte-se conosco

Política

Barbiero propõe políticas permanentes para pessoas com deficiência

Publicado

em

Barbiero propõe políticas permanentes para pessoas com deficiência

O deputado estadual Alan Barbiero (PSB) deu entrada em dois Projetos de Lei na Assembleia Legislativa que tratam sobre a criação das “Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência” e a criação da “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência”. Segundo o parlamentar, é necessário que a inclusão das pessoas com deficiência seja pauta o ano todo para que governos e sociedade discutam e aprimorem as políticas públicas praticadas. “Nós não preparamos o país, o estado e as cidades para que estas pessoas tenham qualidade de vida”.

Barbiero defendeu que as APAES já desenvolvem um trabalho de grande importância e precisa de maior apoio. Mas é preciso também fazer um trabalho que prepare todos os espaços para que as pessoas com deficiência tenham cidadania e qualidade de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE- Censo 2010), somente no Tocantins são mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Temos datas importantes como o Dia internacional da Síndrome de Down (21 de março), o Dia Mundial do Autismo (02 de abril) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), mas é preciso mais. Temos pessoas com deficiências intelectuais, auditivas, visual, de locomoção e é preciso fortalecer ações propositivas para toda essa população”, disse.

Pelo Projeto de Lei, a “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência” ocorrerá na segunda semana do mês de junho. Dentre as ações serão realizadas campanhas que abordem a integração plena, a reinserção, a prevenção, a conscientização e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. O deputado também explicou que que essa é uma semana para chamar os órgãos públicos e a iniciativa privada para que elas apresentem ações em benefício das pessoas com deficiência. “A ideia é de que de que municípios e cada secretaria de Estado possam apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante o ano e que irão desenvolver. Esse é o momento de prestação de contas, de relatórios e de discussão”.

Olímpiadas Estaduais das Pessoas com Deficiência

Neste Projeto de Lei, Barbiero defende que seja implantando no calendário desportivo anual do Estado, na terceira semana do mês de agosto, as “Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência”. A exemplo dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), este será restrito à participação de pessoas com deficiência.

Em sua argumentação, o parlamentar falou da importância do esporte para a motivação e ressocialização das pessoas com deficiência. Ainda segundo ele, estados como o Rio Grande do Sul, Roraima dentre outros já trabalham com um calendário de paradesporto e tem conseguido ótimos resultados. “O esporte é uma forma de motivação para a reabilitação e para a vida de algumas pessoas com deficiência. Através da ressocialização que ele proporciona, muitos acabam se reencontrando. Inclusão é mais que aceitar as diferenças, é acolhê-las”, concluiu. 

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo2 dias atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo3 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo6 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo6 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo6 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo6 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo6 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...