Conecte-se conosco

Tocantins

Carlesse se encontra com embaixador americano e apresenta potencialidades do Tocantins

O embaixador americano Todd Chapman quis saber mais sobre os parques estaduais e as ações que o Estado tem adotado para preservar o meio ambiente

Publicado

em

O enfrentamento da pandemia e as ações de preservação ambiental desenvolvidas no Tocantins pautaram a reunião nesta segunda-feira, 17, entre o governador do Estado, Mauro Carlesse; e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. A reunião ocorreu na sede da embaixada americana em Brasília (DF) e contou com a participação dos secretários de Estado da Saúde, Edgar Tollini; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida.

O governador Mauro Carlesse destacou que, apesar da pandemia, o Estado tem buscado parcerias e investidores com foco no desenvolvimento sustentável e na geração de emprego e renda para a população. “O Tocantins é um estado novo, só tem 32 anos, mas é um estado que apesar da pandemia, vem crescendo. Todos os dias recebo empresários de várias partes do Brasil e do mundo. Temos várias oportunidades de negócios e excelentes incentivos fiscais, mas, sobretudo, o empresário que vai investir no Tocantins, já vai ciente de que queremos ampliar a nossa área produtiva, alavancar a economia, ao mesmo tempo preservando as nossas riquezas naturais”, ressaltou.

O embaixador americano Todd Chapman quis saber mais sobre os parques estaduais e as ações que o Estado tem adotado para preservar o meio ambiente. “Esse é um esforço para entender melhor o que estamos fazendo em âmbito estadual, quais são as empresas americanas que estão cooperando, e para saber sobre várias áreas como pesca esportiva, agronegócio e meio ambiente. Quero conhecer mais sobre os parques estaduais. Nós temos planos para o Brasil no mercado do crédito de carbono que vai ser muito importante para atrair recursos necessários para proteger mais as florestas. Estamos interessados em saber mais sobre isso e o que está passando no Estado, o que tem feito para coibir o desmatamento ilegal e outras ações de preservação”, explicou.

O governador Carlesse frisou que a parceria americana é bem-vinda. “O Tocantins precisa da parceria americana para alavancar vários setores. O nosso agronegócio é forte e a área de mineração também. Produzimos soja, milho, algodão e a pecuária tem grande produção também. Mas nós temos rios, belezas naturais que precisam continuar sendo preservadas. É importante para nós fazer a economia caminhar de uma forma sustentável e que traga resultado para o nosso povo. Não adianta ter a região mais linda do mundo, se não tem estrutura para trazer o turista e dar condições para a comunidade se manter”, reiterou o Chefe do Executivo Estadual.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, apresentou o programa Tocantins 20-40 Estratégia para um Tocantins Competitivo e Sustentável, baseado em quatro eixos (infraestrutura, meio ambiente, econômico e social), cujas ações já estão em andamento e previstas no Plano Plurianual (PPA). “A meta é em 20 anos praticamente zerar nossas emissões de carbono, trabalhando esses quatro eixos de forma que haja essa sustentabilidade tanto financeira quanto social e econômica”, informou.

As ações que objetivam a regularização fundiária, o combate às queimadas com o apoio das prefeituras, os projetos de preservação da fauna, da flora e das bacias tocantinenses também entraram em pauta.

Saúde

Na área da saúde, o secretário Edgar Tollini destacou que os Estados Unidos são um grande produtor de imunizantes e falou das ações desenvolvidas para prevenção e combate à pandemia no Tocantins. “Somos o único estado da região Norte que nunca entrou em colapso, temos aplicado bem os recursos federais e investimos na abertura de leitos clínicos e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Os números de casos de infecção e de mortes têm diminuído e estamos buscando avançar na vacinação. Queremos fazer uma frente multitarefa e com outros estados também para que a gente possa ampliar essa oferta de vacinas tão importante nesse cenário de pandemia”, reforçou.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 horas atrás

MEC destina R$344,6 milhões às instituições federais

Os recursos serão aplicados em custeio e manutenção das instituições e, também, direcionados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil

Brasil/Mundo5 horas atrás

Filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos se suicida após sofrer ataques no TikTok

Lucas Santos foi alvo de homofobia no TikTok após gravar vídeo fingindo que iria beijar um amigo da escola

Brasil/Mundo6 horas atrás

E-Cidadania: Senado quer saber se brasileiros desejam voto impresso auditável

Votações na enquete não interferem na decisão do relator que, neste caso, é o senador Humberto Costa (PT-PE)

Brasil/Mundo21 horas atrás

Escritora norte-americana comenta personagem trans em Muppet Babies: “Conduzem crianças à disforia de gênero”

Candence Owens publicou trecho do desenho onde a personagem Piggy encontra um sapato de cristal e Gonzo então se apresenta...

Brasil/Mundo24 horas atrás

Símbolo satânico: Coleção especial do All Star traz um pentagrama

Novidade tem gerado grande polêmica não apenas no Brasil, mas também nos EUA com várias pessoas criticando a marca

Brasil/Mundo1 dia atrás

Violência psicológica contra a mulher passa a ser crime no Brasil

O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização e outros

Brasil/Mundo1 dia atrás

Após protestos em todo Brasil pelo voto impresso auditável, TSE mira Bolsonaro e abre inquérito

Barroso rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sem mencioná-lo, e voltou a garantir que o processo eletrônico é seguro. 

Brasil/Mundo2 dias atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo2 dias atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista