Conecte-se conosco

Tocantins

Cinthia Ribeiro formaliza pedido de mais vacinas para Palmas

Ofícios encaminhados ao ministro Queiroga, governador Carlesse e parlamentares federais dodo mostram disparidade na distribuição de doses entre as capitais

Publicado

em

A prefeita Cinthia Ribeiro enviou nesta segunda-feira, 21, ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que solicita ao Governo Federal tratamento equânime para Palmas na distribuição de imunizantes contra a Covid-19 entre as capitais brasileiras. No documento, Cinthia apresenta dados que comprovam a disparidade na quantidade de doses recebidas em relação à população.

Enquanto Palmas recebeu o equivalente a 33% do total de habitantes – à frente apenas de Boa Vista (RR) e Macapá (AP), com 32% cada –, Vitória (ES) encabeça o ranking, tendo recebido o equivalente a 78% de sua população, seguida das capitais mineira, Belo Horizonte (71%), e gaúcha, Rio Grande do Sul (70%). A média do percentual de vacinas em relação ao número de habitantes, das 27 capitais, é de 50%, bem acima dos 33% de Palmas. Os dados foram extraídos dos vacinômetros das respectivas capitais na última sexta-feira, 18.

“Significa dizer que, se Palmas tivesse recebido um quantitativo de doses equivalente a 50% da sua população de 306 mil habitantes, e considerando nossa excelente performance no ritmo de vacinação, que é de 87%, a esta altura, ao menos 107 mil palmenses já teriam recebido a primeira dose. Um terço da nossa população!”, afirma a prefeita, que pediu ao ministro da Saúde o envio de remessa extra de 50 mil doses para reparar essa distorção e equiparar Palmas ao percentual médio das outras capitais.

Até o último sábado, a Capital havia aplicado 92.457 doses, de um total de 101.580 recebidas do Ministério da Saúde. São quase 73 mil utilizadas na primeira aplicação (D1), o que corresponde a 24% da população total e 33% da população elegível para receber a vacina.

Cinthia Ribeiro também enviou ofícios ao governador Mauro Carlesse, aos senadores Eduardo Gomes, Kátia Abreu e Irajá Abreu e ao coordenador da bancada federal tocantinense no Congresso, deputado Tiago Dimas. No documento, a prefeita expõe os fatos e pede às autoridades que reforcem a gestão junto ao Ministério da Saúde em favor de Palmas e do Tocantins.

“O Brasil todo está longe do ideal de vacinação contra a Covid-19, e Palmas poderia estar mais bem posicionada se tivéssemos vacinas. Por isso temos de unir forças com o Governo do Estado e nossa bancada federal no Congresso para reparar essa distorção e garantir tratamento igual para nossa gente”, citou Cinthia Ribeiro, ao destacar que o próprio Estado do Tocantins recebeu menos doses proporcionalmente à sua população, em relação à maioria das unidades da Federação, mesmo tendo um bom índice de vacinação.

Dados extraídos na última sexta-feira, do portal do Ministério da Saúde, mostram o Tocantins com o 15º melhor percentual de doses aplicadas em relação às recebidas (70%), à frente de estados como Maranhão (69%) e São Paulo (68%). Na outra ponta, quando se compara os percentuais de doses recebidas em relação à população total dos Estados, o Tocantins amarga a 23ª posição, com 43%. “Os números revelam que temos capacidade de manter um ótimo ritmo de vacinação, desde que tenhamos os imunizantes”, afirma Cinthia.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo1 hora atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo4 horas atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo10 horas atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista

Brasil/Mundo3 dias atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo4 dias atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo4 dias atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo5 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...