Conecte-se conosco

Política

Confirmado candidato, Alan Barbiero defende integração de Palmas e unificação da cidade

Publicado

em

Confirmado candidato, Alan Barbiero defende integração de Palmas e unificação da cidade

Oficializado como candidato a prefeito de Palmas na noite deste sábado, 5 de setembro, o ex-reitor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) Alan Barbiero, 53, defendeu a integração da cidade, rompendo as barreiras físicas e sociais que separam a Capital. “Palmas é uma só! Precisamos de políticas de inclusão, de acesso à saúde, educação e oportunidades para todos. É necessário ouvir as pessoas e implantar projetos estruturantes”, ressaltou o candidato, ao propor a implantação de grande Parque da Integração aproveitando a enseada do lago que atravessa a ponte que liga o Sul ao Plano Diretor.

O evento ocorreu no Estacionamento dos Jogos Mundiais Indígenas, na Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Bertaville, região Sul da Capital.

Realizada de modo inovador no sistema Drive-In, a convenção teve cerca de 500 veículos, confirmou Micheline Cavalcante, 43, doutora em ciências da Saúde, profissional de carreira da saúde do município de Palmas, como candidata a vice-prefeita e referendou 30 candidatos a vereador do partido.

Alan Barbiero conta com respaldo total das direções estadual e nacional do partido para essa candidatura. Ele é engenheiro agrônomo, empresário, ex-deputado estadual, além de ter trabalhado como secretário municipal e estadual.

Para o candidato, a falta de oportunidades aos jovens de Palmas e a ausência de um plano de desenvolvimento econômico integrado com a educação vêm provocando a pior mazela que uma cidade pode ter: o aumento do número de assassinatos. “Infelizmente, a taxa de homicídio nos últimos dez anos cresceu absurdamente. Eram 14 assassinatos por 100 mil habitantes e agora são 33 por 100 mil habitantes. Tenho certeza que é por falta de oportunidade e o tráfico vai lá e pega os nossos jovens”, ressaltou Barbiero, ao destacar os números consolidados do Atlas da Violência de 2007 e 2017.

Barbiero defendeu a viabilização de um grande centro tecnológico e de inovação nas proximidades do aeroporto, para formação de startups e incubadora de empresa, que incluiria os jovens. O candidato também se mostrou muito preocupado com o meio ambiente, a falta de cuidado com as nascentes dos córregos de Palmas e a preservação do lago. “Eu sou apaixonado por este lago e temos que utilizá-lo de forma sustentável. Consigo enxergar campeonatos nacionais e internacionais de esportes náuticos e aquáticos, além do turismo principalmente da pesca esportiva”, afirmou Barbiero ao criticar a atual gestão que não tem projetos para Palmas e já demonstrou sua ineficiência. O candidato citou o exemplo que em plena pandemia o município de Palmas arrecadou de janeiro a agosto R$ 134 milhões a mais do que nos primeiros oito meses do ano passado e mesmo assim está deixando boa parte do comércio quebrar, além de quase 2 mil pessoas desempregadas conforme dados de do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) dos primeiros sete meses do ano.

A convenção contou com a presença do presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas, e do coordenador do Podemos da Região Norte do País Murilo Alves de Oliveira. A presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), e o senador Álvaro Dias (PR), gravaram mensagem de respaldo a Alan Barbiero que foram exibidas no telão.

A todo momento, o público presente buzinava dos seus carros enquanto assistia o evento político. As candidaturas foram todas aclamadas por unanimidade e muitos apoiadores aproveitaram para colar adesivos do Podemos nos seus veículos. Os filiados do partido também aprovaram resolução para que a direção municipal do Podemos em Palmas possa conduzir os trabalhos de possíveis coligações – com o objetivo de fortalecer a candidatura de Alan Barbiero – até o prazo final de convenções partidárias, dia 16 de setembro.

Dimas e Micheline

No seu discurso, Dimas ressaltou as qualidades de Alan Barbiero, destacando não ter qualquer dúvida de que o candidato do Podemos é o mais preparado para governar a Capital. Dimas disse que as pessoas precisam verificar em detalhes as fichas dos candidatos e evitar eleger quadros despreparados paras as funções públicas.

Dimas, que também é prefeito de Araguaína, maior cidade do interior do Estado, salientou que Alan Barbiero tem no planejamento a sua essência. “Quem sabe aonde quer chegar, consegue chegar e ter os recursos adequados para fazer. Não tem nenhum que chegue sequer perto das qualidades do Alan”, frisou.

Ao dar um histórico da vida pública de Alan Barbiero, Dimas citou o papel fundamental do agora candidato a prefeito na criação da UFT, principal instituição pública de ensino do Estado. Só durante os oito anos em que esteve à frente da universidade, 20 mil pessoas se formaram e passaram a ter uma carreira com curso superior.

Por sua vez, a candidata a vice Micheline ressaltou a importância de se cuidar da saúde das pessoas, defendendo uma melhor gestão para a área, inclusive com valorização dos profissionais. “Eu tenho certeza que nós vamos fazer diferente e muito melhor. Eu aceito o convite porque acredito nisso. Estamos preparados para o desafio de conduzir Palmas de forma ética e transparente”, argumentou.

Vereadores

O Podemos apresentou chapa completa de candidatos a vereador, com 30 postulantes. Destes concorrentes, nove são mulheres. Confira, abaixo, a lista completa de candidatos com os números definidos:

Adão Índio 19111

Ângela Maria      19188

Delbes Barbosa  19777

Antônio Dias      19400

Charles Broncio  19001

Dian Carlos         19000

Edimilson da Líder      19100

Elenilson Bezerra         19123

Prof. Elvio Quirino       19500

Dr. Estevam Rivello Alves    19192

Fernando Macedo       19333

Igor Buiu    19888

Janad Valcari      19800

Professora Josiandra   19444

Josmundo Vila Nova   19555

Coronel Mamede        19011

Lázaro Gomes    19195

Marcos Aires      19700

Marcão da Miracema 19200

Cida Glória 19190

Natal Castro       19999

Paulo Sérgio       19612

Capitão Adroaldo        19101

Quésia Carvalho 19222

Júnior Silva         19900

Pastora Silvani Jardim 19007

Suellen Medrado         19019

Professora Weigma     19180

Professora Weslane    19196

Hernandes Careca       19029

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Israel fará testes com vacina em pílulas contra Covid-19

A vacina Oravax é projetada para atingir três proteínas estruturais do vírus, em vez da proteína de pico único direcionada...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Por não reconhecer Israel como país, judoca da Argélia se nega a lutar contra israelense

Para os islâmicos, enfrentar um atleta israelense é reconhecer o país e muitos se negam a fazê-lo

Brasil/Mundo2 dias atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo2 dias atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo2 dias atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo3 dias atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo3 dias atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo4 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações