Conecte-se conosco

Opinião

Conheça a brilhante biografia do Pastor Francisco Ribeiro Novaes

Ricardo Costa

Publicado

em

Por Giovanni Salera Júnior

Francisco Ribeiro Novaes é Pastor, Bacharel em Teologia e Terapeuta Naturalista. Baiano de origem, percorreu vários estados brasileiros, até estabelecer-se no antigo Norte Goiano (hoje estado do Tocantins), onde consolidou uma das mais profícuas carreiras como líder cristão protestante!

Pastor Francisco Novaes, como é mais conhecido, é um pioneiro na capital Palmas, onde implantou a Igreja Assembleia de Deus do Ministério SETA, tornando-se um dos mais conhecidos e admirados líderes evangélicos do Tocantins.

Ele possui uma bela trajetória que vale a pena conhecer em detalhes.

Nasceu no dia 14 de setembro de 1942, no município de Maracás, distante cerca de 350 km da capital Salvador. É filho do casal de produtores rurais e comerciantes Ramiro Novaes Ribeiro e Eduvirges Ribeiro da Silva.

Aos 11 anos de idade, mudou-se para São Paulo, onde deu sequência nos estudos.

A convite de um empreiteiro, ele foi trabalhar em lavouras de café nas encostas geladas do estado do Paraná, permanecendo por lá por alguns anos.

Retornou para São Paulo, experimentando uma vida extremamente difícil, tornando-se até mesmo morador de rua.

Ao saber da construção da barragem hidrelétrica em Cachoeira Dourada-GO, mudou-se para lá, aonde fixou residência. Nessa cidade, trabalhou em um mercado, aonde conheceu uma bela jovem crente, que anos depois se tornaria sua fiel companheira.

Essa moça era realmente diferente de todas que Francisco já tinha conhecido, pois, além de beleza e simpatia, possuía uma dedicação e exemplo que lhe chamavam atenção. Foi através dela que ele conheceu a mensagem do Evangelho, tornando-se um seguidor de Jesus e membro da Igreja Assembleia de Deus, liderada pelo Presbítero Osvaldo Duarte – carinhosamente chamado de “irmão Nego”. Após algum tempo, começaram a namorar

Em 1966, Francisco Ribeiro Novaes casou-se com essa jovem, Maria da Silva Ribeiro. Dessa união, tiveram três filhos: Renebex Mota Novaes, Sara Novaes e Sandra Novaes; e 5 netos.

Atendendo ao chamado divino para o pastoreio, envolveu-se imediatamente com a Obra de Deus, dando assim início a sua trajetória ministerial.

Nas cidades de Inaciolândia e Gouvelândia-GO, abriu igrejas, deixando ali trabalhos muito prósperos.

Em seguida, foi residir em Itumbiara-GO, onde se tornou um fiel cooperador na Igreja, ao lado do Pastor Neemias José Ignácio.

Em 1970, mudou-se para Goiânia-GO, ficando por dois anos. Logo em seguida decidiu mudar-se para a cidade de Redenção, no sul do Pará, tornando-se um empresário bem sucedido.

No entanto, a chama do amor pelas almas queimava incessantemente no seu coração, e, em obediência ao Senhor Jesus Cristo, abriu mão de suas atividades comerciais, vindo a envolver-se totalmente com a Obra de Deus.

Sob a direção divina, mudou-se para Conceição do Araguaia-PA, onde se tornou Co-Pastor e líder de jovens na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (CIADSETA), liderada pelo Pastor Jairo Saldanha de Oliveira.

No início de 1979, Pastor Novaes – como é conhecido, se lançou definitivamente ao serviço da Obra de Deus. Por determinação do então Presidente do CIADSETA, Pastor Luiz de França Moreira, foi enviado (ainda como Evangelista Autorizado), para assumir as igrejas de Cristalândia e Pium-GO, cidades próximas à Ilha do Bananal, ao oeste da Rodovia Federal BR-153 (Belém-Brasília).

Nesta ocasião, também fundou o trabalho em Lagoa da Confusão e “Rosalândia Velha”.

Já em 1982, foi enviado para a cidade de Campo Alegre, hoje Santana do Araguaia-PA, onde também abriu trabalho no povoado de Vila Mandi.

Em 23 de Março de 1984, foi transferido para a cidade de Porto Nacional, Norte de Goiás, onde presidiu aquela igreja até março de 1990.

Nessa cidade centenária, Pastor Novaes foi usado por Deus para desbravar toda a região, fazendo um intenso trabalho de evangelização, vindo a conquistar milhares de vidas para Deus.

Orientado pelo Espírito Santo, abriu 67 (sessenta e sete) Grupos Familiares de Crescimento (GFC), o que cooperou para a evangelização e o discipulado de muitas vidas. Nesse período a igreja já contava com 23 (vinte e três) congregações, algumas delas, posteriormente, se transformariam em Igrejas Sedes.

No ano de 1985, enviou o Presbítero Hemídio para o povoado de Taquaralto, que na época tinha apenas 29 pequenas casas. Na mesma ocasião, enviou o Presbítero José Patrício, que foi auxiliado pelo jovem obreiro José Teles Carneiro Filho (in memoriam), para o Distrito de Taquaruçu do Porto, lugar onde fizeram um brilhante trabalho para Deus.

Nesse mesmo período, Pastor Novaes também abriu uma igreja na cidade de Silvanópolis-GO.

Estando em pleno labor ministerial em Porto Nacional, foi surpreendido com uma determinação da Convenção para assumir a Igreja em Grajaú-MA, onde pastoreou de março a dezembro de 1990.

Em obediência a Diretoria da Convenção (CIADSETA) e convicto da direção de Deus, veio presidir a Igreja Assembleia de Deus de Taquaralto – Palmas Sul, que permaneceu de 03 de janeiro de 1991 até sua jubilação em 20 de dezembro de 2012.

Ao ser jubilado, foi substituído pelo Pastor José Teles Carneiro Filho, que liderou a igreja durante os anos seguintes, alcançando um crescimento extraordinário em número de membros e congregações. Pastor José Filho partiu para os braços do Senhor em fevereiro de 2018, num culto em Rio Sono.

Fatos Relevantes do Ministério do Pastor Novaes:

Foi credenciado pelo então Governador de Goiás, Dr. Henrique Antônio Santillo, como Conselheiro do Conselho de Cidadania do Norte de Goiás, ocasião em que atuou também como Juiz de Paz;

Fez parte da Comitiva de líderes do Norte Goiano que esteve em Brasília-DF, por ocasião da promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, quando foi criado o Estado do Tocantins;

Na divisão do Estado do Tocantins, fez parte da Comissão Pró-fundação da Capital – Palmas. Integrou o grupo de lideranças sob o comando do então Prefeito de Porto Nacional, Vicentinho Alves, os quais foram até Brasília para defender a fundação da capital no então Distrito do Canela, onde hoje está edificada a nossa capital;

No dia 20 de maio de 1989, quando o governador José Wilson Siqueira Campos dirigiu o evento de lançamento da pedra fundamental de criação de Palmas, o Pastor Francisco Novaes juntamente com o Pastor Sebastião Andrade (Presidente do CIADSETA), teve participação efetiva no culto ecumênico, dirigindo um fervoroso clamor a Deus pela criação da mais nova capital do Brasil;

Em 1991, criou o Instituto Bíblico Pentecostal do Estado do Tocantins (IBPTINS);

Em 1992, fundou a Associação Metropolitana Evangélica (AME);

Em 1993, promoveu a primeira reunião para criação da Ordem dos Ministros Evangélicos de Palmas (OMEP);

Em 1993, foi o conselheiro/fundador do Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus do Estado do Tocantins (COMADETINS);

Em 1994, criou o Congresso de Mocidade das Assembleias de Deus da Capital (COMADEC);

Em 1995, com a aquiescência da Mesa Diretora da Convenção, desvinculou de sua área administrativa, o Jardim Aureny III, dando posse em seguida ao Pastor José de Arimatéia, juntamente com o então Presidente do CIADSETA, Pastor Sebastião Andrade.

Assim, conclui parte da folha dos serviços prestados pelo Pastor Francisco Ribeiro Novaes à sociedade como um todo e, principalmente, ao Reino de Deus, a quem tributamos toda honra e toda a glória!!!

Pastor Novaes, mesmo estando jubilado, não deixa de colaborar com a Obra do Senhor. É um líder ativo, uma referência para muitos pastores e líderes do Ministério SETA. Ele utiliza sua sabedoria e bagagem pastoral para orientar e admoestar grande número de ministros, obreiros e irmãos que recorrem aos seus conselhos e ensinamentos.

Os crentes palmenses formam um povo alegre, acolhedor e fervoroso que adora e honra ao Senhor Jesus! Tudo isso tem a marca da liderança e pastoreio do Pastor Novaes, que sob a direção do Espírito Santo atuou para consolidar a Igreja Assembleia de Deus do SETA no estado caçula da federação.

Pastor Francisco Ribeiro Novaes representa a história viva do Ministério SETA no Tocantins. Plantou a semente valiosa do Evangelho, como um pastor pioneiro em Palmas, contribuindo de maneira tremenda para torná-la umas das capitais brasileiras que mais valoriza e respeita os preceitos da Bíblia Sagrada.

Seu pioneirismo e dedicação ao chamado de Deus gerou frutos grandiosos, fazendo chegar a mensagem da salvação a centenas de povoados, vilas, assentamentos, bairros e cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão e Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ADARAGUATINS. 2010. História da CIADSETA. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/wp-content/arquivo/2010/04/Hist%C3%B3ria-CIADSETA.pdf

ADARAGUATINS. 2019. TOCANTINS: Lideranças Políticas, Eclesiásticas e a comunidade em geral lamentam a morte do Pastor José Filho. Disponível em: http://www.adaraguatins.org.br/2019/02/tocantins-liderancas-politicas-eclesiasticas-e-a-comunidade-em-geral-lamentam-a-morte-do-pastor-jose-filho.php

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo3 horas atrás

Prefeitura de Sobral (CE) muda faixas de pedestre nas cores da bandeira LGBT

O secretário do Trânsito e Transporte, Kaio Dutra, destacou que o projeto, além de tornar a cidade mais bonita, também...

Brasil/Mundo3 horas atrás

Em discurso na Cúpula do Clima, Bolsonaro garante reduzir emissões de carbono em 40% até 2030

Bolsonaro participou por videoconferência, do Palácio do Planalto, e foi o 20º líder a discursar.

Brasil/Mundo6 horas atrás

Bolsonaro discursa na Cúpula do Clima juntamente com outros líderes mundiais

Bolsonaro faz parte de um grupo de 40 chefes de Estado e de governo, além de outras autoridades

Brasil/Mundo6 horas atrás

ABME lança Curso de Jornalismo Empresarial em plataforma EAD

Com mais de 300 alunos formados em suas edições presenciais, o Curso de Jornalismo Empresarial da ABME é uma excelente...

Brasil/Mundo8 horas atrás

Com câncer, prefeito de São Paulo piora e tem acúmulo de líquido no pulmão e abdômen

Foram descobertos novos focos de metástase em Bruno Covas, na região cárdia, no fígado e ossos

Brasil/Mundo9 horas atrás

Alexandre de Moraes anula decisão da Lava Jato RJ contra Michel Temer e Moreira Franco

Decisão segue o mesmo entendimento que fez as condenações do ex-presidente Lula serem anuladas

Brasil/Mundo1 dia atrás

Movimento Acorda Senado luta pela CPI da Covid e contra as decisões monocráticas do STF

Grupo pede um presidente isento para investigar a gestão da pandemia no país e faz outras reivindicações

Brasil/Mundo1 dia atrás

5 cuidados com a higiene bucal que a pandemia trouxe

Cuidando da saúde e fazendo isolamento social, usando máscara e álcool em gel é possível reduzir riscos de contágio

Brasil/Mundo1 dia atrás

Bolsonaro veta projeto que poderia prolongar o tempo de espera para adoção de crianças

Projeto dificultaria a adoção de crianças por prolongar as tentativas de reintegra-las em suas próprias famílias

Brasil/Mundo1 dia atrás

Mandetta pode ser o primeiro a ser ouvido na CPI da Covid-19

Aziz pretende convocar também todos os outros ministros que passaram pela Pasta

Publicidade