Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Cuba liberta pastores presos por participarem dos protestos contra o governo

Eles foram levados para uma prisão e mantidos incomunicáveis por duas semanas

Publicado

em

Em 16 de julho, a Portas Abertas contou sobre a situação em Cuba, onde muitos líderes cristãos foram presos durante protestos contra o governo comunista. Dois pastores detidos durante os protestos foram libertados — eventos que encorajaram a igreja a se manifestar contra o uso de violência por parte das autoridades.

Frustrados com a escassez de alimentos e medicamentos em face do aumento das infecções por COVID-19, milhares de cubanos foram às ruas em 11 de julho para pedir democracia e reformas econômicas. Cidadãos de todas as esferas, incluindo líderes religiosos, juntaram-se ao maior protesto em décadas. As repercussões foram imediatas e violentas. A polícia e a segurança agrediram os manifestantes e prenderam centenas de pessoas. A eletricidade e a internet foram cortadas em diversas partes do território.

Entre os presos estavam três pastores batistas: Yéremi Blanco Ramírez, Yarian Sierra Madrigal e Yusniel Pérez Montejo. Eles foram levados para uma prisão e mantidos incomunicáveis por duas semanas. Ao mesmo tempo, a esposa e o filho do pastor Madrigal foram despejados de casa depois que o proprietário recebeu ameaças da segurança do Estado. Os três pastores foram libertados em prisão domiciliar e ainda enfrentam acusações criminais. Enquanto isso, outro pastor, Lorenzo Rosales Fajardo, ainda está detido em uma prisão em Santiago de Cuba. Desde a prisão, há mais de duas semanas, nada mais se ouviu dele nem as autoridades permitiram que a esposa o visitasse.

Embora no passado as igrejas tivessem o cuidado de não criticar o governo, após os protestos muitas delas publicaram declarações “condenando a invocação de violência pelo governo, afirmando o direito à liberdade de expressão pacífica, a validade das demandas dos manifestantes e apelando às autoridades para ouvi-los e respondê-los”, relatou o portal de notícias americano Christianity Today.

Manter o poder

Quatro dias antes do início dos protestos, igrejas e líderes religiosos em Cuba haviam convocado um dia de oração e jejum por causa da situação no país. De acordo com o site Christianity Today, “os líderes da igreja de todas as denominações relataram que estavam cada vez mais sob vigilância e foram interrogados e ameaçados”.

A política do governo em relação às igrejas tem sido de reorganização, disse Mario Félix Lleonart Barrosso, pastor cubano que vive refugiado nos Estados Unidos. A decisão visa sufocar financeiramente uma igreja por meio de multas ou — quando não está registrada — tratá-la como uma entidade ilegal. Portanto, seja uma igreja legal ou não, ela pode esperar que o governo aplique pressão. “Reorganização pode ser entendida como tentar manter o poder do Partido Comunista”, disse Barrosso.

A pandemia da COVID-19 apenas aumentou a pressão. “Sob o pretexto de controlar a crise da COVID-19, tem havido casos frequentes de altas taxas aplicadas, de materiais cristãos sendo confiscados, de igrejas sendo impedidas na distribuição de ajuda humanitária, de monitoramento mais forte das atividades dos líderes da igreja, de prisões arbitrárias e muito mais”, explica o departamento de pesquisa da Portas Abertas.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo7 horas atrás

Governo anuncia empréstimo de até R$ 1 mil pelo aplicativo Caixa Tem

O aplicativo da Caixa é usado para pagar o Auxílio Emergencial

Brasil/Mundo8 horas atrás

Amor e inclusão: menina de oito anos grava aulas para ensinar Libras ao avô

Ao ver a dificuldade do avô Lourival, 79, Maria Eduarda deu uma verdadeira aula de empatia e generosidade

Brasil/Mundo1 dia atrás

Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

Brasil/Mundo1 dia atrás

Reações da vacina contra a Covid-19 faz tenista francês desistir da temporada: “Me arrependi de ter tomado”

Aos 34 anos, ficar afastado dos treinos e jogos pode fazer com que ele se aposente mais cedo do que...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Bolsonaro e Michelle testam negativo para Covid-19

O presidente não está vacinado e a primeira-dama se vacinou durante viagem aos EUA

Brasil/Mundo1 dia atrás

Jotta A volta a chocar seguidores ao postar foto seminu

O cantor deixou o mercado gospel e tem recebido muitas críticas na sua primeira música secular

Brasil/Mundo1 dia atrás

Entidades de Direito Religioso comentam decisão de Barroso que impede a entrada de missionários em tribos indígenas isoladas

Na semana passada, o ministro Barroso aceitou parcialmente ao pedido feito pelo PT contra os missionários em tribos indígenas

Bastidores4 dias atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo4 dias atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo4 dias atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”