Conecte-se conosco

Opinião

Currículo da educação brasileira é destaque entre 18 países, aponta pesquisa internacional

Ricardo Costa

Publicado

em

Uma pesquisa apresentada nesta terça-feira (28) pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (OREALC/UNESCO Santiago), aponta que o currículo da educação brasileira foi destaque em áreas de Linguagens, Matemática e Ciências em comparação com 18 países latino-americanos.

O estudo pontuou que no currículo brasileiro a área das linguagens apresenta predominância de uma abordagem comunicativa, concentrada no seu uso em diferentes contextos, com ênfase no conteúdo voltado para compreensão e leitura literal no 4º e 7º ano do ensino fundamental. O documento destaca, ainda, que essa capacidade é alta em comparação com os países da América Latina e do Caribe.

Contudo, o estudo aponta uma baixa presença de conceitos vinculados às áreas de decodificação e de reflexão e avaliação sobre os textos. Em relação à escrita, ressalta-se a ênfase no conhecimento sobre o código e os processos envolvidos no ato de escrever.

Na área de leitura, a pesquisa ressalta a ênfase na compreensão literal e inferencial, assim como em estratégias de leitura.

Em Matemática, o estudo concluiu que a maioria dos currículos das escolas brasileiras adere à abordagem de resolução de problemas como um elemento fundamental no ensino e na aprendizagem da disciplina para lidar com circunstâncias e desafios imprevistos na vida cotidiana.

No campo das Ciências, destaca-se a abordagem de alfabetização científica em um número significativo dos currículos analisados o que, de acordo com a pesquisa, implica ir além da transmissão do conhecimento científico.

A pesquisa do LLECE também enfatizou conceitos relativos à educação para a cidadania mundial nos currículos educacionais. Em relação ao currículo brasileiro, o relatório alerta que há déficit de estudos sobre fraternidade, felicidade, empatia, equidade de gênero e liberdade.

Sobre a pesquisa

O relatório apresentado pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação busca responder “o que se espera que os estudantes da América Latina e do Caribe aprendam?”

Para isso, foram investigadas as prescrições curriculares para as áreas de Linguagens, Matemática e Ciências da natureza, além da presença de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, em conformidade com a “Agenda 2030”.

A publicação faz parte do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019, uma pesquisa em larga escala que avalia e mede as conquistas de aprendizagem de estudantes na América Latina e no Caribe. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação.

Nesta edição, além do Brasil, os países analisados pela pesquisa foram: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo8 horas atrás

STF: Bolsonaro cita André Mendonça como terrivelmente evangélico durante evento com pastores

O nome de André Mendonça ganha força como possível novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O que aconteceu hoje...

Brasil/Mundo11 horas atrás

Plataforma oferece material gratuito com dicas para aulas remotas de educação física

Manter as aulas de Educação Física de forma virtual com a mesma motivação dos alunos nas aulas presenciais tem sido...

Brasil/Mundo13 horas atrás

Prefeitura de Viçosa (CE) entra na Justiça para transformar hotel em hospital de campanha

A juíza Anna Karolina Cordeiro assinou uma liminar impedindo que a Prefeitura cumpra o decreto de desapropriar o imóvel

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputados aprovam projeto que facilita gastos com pandemia; senadores devem confirmar

Os deputados federais aprovaram, em votação simbólica, o projeto de lei (PLN 2/2021) que permite a abertura de novos créditos...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Contra as “normas de gênero do cristianismo”, cantora Demi Lovato adota cabelo curto

Demi Louvado cresceu em lar cristão e hoje tem se mostrado cada vez mais distante da religião

Brasil/Mundo2 dias atrás

Conselho de Ética ouve testemunhas do processo contra Flordelis

Lucas disse que recebeu cartas pedindo para que ele assumisse a culpa para não prejudicar sua mãe adotiva

Brasil/Mundo2 dias atrás

AGU lança concurso para preencher 110 vagas em SP, RJ, RS, PE e DF

As vagas estão distribuídas entre Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Pastor José Olímpio será processado por desejar a morte do ator Paulo Gustavo

Em filme, o humorista diz que se Jesus estivesse vivo, ele iria ao show de Pablo Vittar

Brasil/Mundo5 dias atrás

Projeto disponibiliza 400 bolsas de estudo em cursos de carreiras digitais

Formulário de inscrição deve ser preenchido até o dia 2 de maio

Brasil/Mundo5 dias atrás

Governo de São Paulo libera cultos e missas presenciais com 25% do público

Igrejas serão reabertas no domingo, mas devem seguir as regras de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscaras

Publicidade