Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Brasil/Mundo

Demissão de diretor do Enem Digital não afetará candidatos, afirma Inep

Nova rodada de inscrições termina no próximo domingo (26)

Publicado

em

Alegando problemas pessoais, Daniela Miranda, diretor de tecnologia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e responsável pelo Enem digital, pediu demissão da pasta ontem (22). A baixa ocorre faltando dois meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Miranda assumiu o posto em abril deste ano para substituir Camilo Mussi, que estava na instituição desde 2016. Com a repercussão da demissão, o Inep garantiu que “mesmo com a proximidade do Enem, a saída do diretor não compromete o desenvolvimento das ações do Instituto e que possui equipe capacitada e especializada para dar continuidade ao desenvolvimento das ações da área”.

A edição do Enem 2021 está marcada para os dias 21 e 28 de novembro para quem efetuou a inscrição em junho e julho. Contudo, os estudantes com direito à isenção da taxa de inscrição e que faltaram à edição passada têm até o próximo domingo (26) para concluir a inscrição com isenção do valor de R$85, e as provas para esse público serão aplicadas em 09 e 16 de janeiro de 2022.

Reabertura das inscrições

O prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 para estudantes de baixa renda foi reaberto no dia 14 de setembro, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida contempla estudantes que faltaram à edição passada e vai dispensar justificativa de ausência no exame de 2020.

A decisão foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e anunciada na noite do dia 03 de setembro. Em nota, o Inep afirmou que “reforça que seu objetivo principal, neste momento, é minimizar os impactos aos participantes quanto aos calendários do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), políticas públicas educacionais que dependem dos resultados do Enem”.

Conforme a decisão do STF, o prazo para pedido de isenção da taxa deverá ser reaberto para estudantes que comprovarem ter direito à gratuidade, como pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares e alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021.

A medida também vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, desde que comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Essa edição do Enem registrou o menor número de inscritos desde 2005, segundo o Inep. Ao todo, 3.109.762 candidatos se inscreveram na primeira fase das inscrições e mais de 1,4 milhão de gratuidades foram concedidas.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo21 minutos atrás

Jogador de vôlei que criticou Superman bissexual é afastado do Minas Clube

Pressão de internautas foi decisiva para que patrocinadores ameaçassem o clube

Brasil/Mundo5 horas atrás

Livro baseado em fatos reais conta histórias sobre sonhos de crianças

Já dizia o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare: “Somos do mesmo material do que se tecem os sonhos, nossa...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Seleção Russa bem-sucedida para a Copa do Mundo de 2022

Há vários fatores óbvios no desempenho bem sucedido da equipe

Brasil/Mundo1 dia atrás

“Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina”, diz Bolsonaro

Durante live no Facebook, Bolsonaro leu uma reportagem internacional sobre esse mesmo assunto e foi acusado de propagar notícia falsa

Brasil/Mundo2 dias atrás

Jogador do Cuiabá, diz que homossexualidade ‘é pecado’ e ‘leva à condenação’

Cristão, o atleta passou a se acusado de homofobia

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ministro da Justiça pedirá extradição de Allan dos Santos

Torres revelou que setores da Interpol não reconhecem o pedido, pois não há crime de opinião

Brasil/Mundo4 dias atrás

Motivação de estudantes aumentou com retorno das aulas presenciais, diz pesquisa

Na opinião de pais, 87% dos filhos que frequentam as aulas presenciais se sentem mais animados

Brasil/Mundo5 dias atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Publicidade