Conecte-se conosco

Opinião

Deputado Eli Borges defende reabertura gradual de cultos presenciais

Publicado

em

Por Dermival Pereira

Deputado Eli Borges defende reabertura gradual de cultos presenciais

O deputado Federal Eli Borges (Solidariedade) defendeu na tarde dessa segunda-feira, 1º, durante reunião com líderes evangélicos de Palmas, a reabertura das igrejas para a realização de cultos presenciais na Capital.

Em vídeo gravado logo após o encontro, o parlamentar questionou a gestão municipal sobre a medida que proíbe a realização dos cultos presenciais, mesmo, se as igrejas seguirem todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A grande pergunta é porque as igrejas não podem ter cultos presenciais já que existem regras da OMS, basta adotar as regras e as igrejas poderão funcionar presencialmente. Ora, se já liberaram para que os ônibus tenham a lotação completa por ser um serviço essencial, o comércio que funciona com critério, porque não as igrejas?”, questiona o deputado, ressaltando que, “o decreto proíbe a atividade que provoque aglomeração, portanto, é preciso clarear isso, para que as igrejas, de maneira responsável, como sempre foram, cumpra o seu papel essencial nesse tempo de crise, e com sua eterna disposição em obedecer as normas sanitárias. É isso que queremos, cultos presenciais com critérios da OMS”, finalizou o parlamentar.

Questionamentos

Na última sexta-feira, 29, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou o Plano Estratégico de Reabertura Econômica de forma gradual e com protocolos específicos de segurança para cada  setor do comércio e serviços na Capital. No entanto, a igrejas não foram incluídas nesse plano, o que tem motivado críticas de líderes religiosos e até políticos que defendem a reabertura das atividades presenciais nos templos.

Ainda nesta manhã, segundo apurou a reportagem, um grupo de pastores de várias denominações de Palmas, estão na Câmara de Vereadores para buscar a mediação do parlamento, em torno de um entendimento com a prefeita Cinthia Ribeiro sobre o assunto.

Plano de retomada

Construído de forma integrada e alinhada, priorizando a vida e saúde da população palmense, o Plano Estratégico de Reabertura Econômica vem após diálogo da gestão com a classe empresarial, que juntos definiram estratégias e os protocolos de segurança para a retomada gradual, de forma consciente, sem se esquecer das recomendações, práticas e orientações da Organização Mundial de Saúde.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jaber, a retomada do crescimento econômico foi feito com base em algumas fases: Na fase vermelha, com maior contaminação, foi feito apenas a  liberação para serviços essenciais; na fase laranja, ainda em abril foi feita eventuais liberações, como alguns serviços. Hoje, Palmas está na fase amarela com flexibilização já de vários comércios o que representa quase 75% já abertos.

“Para o mês de junho vamos dar um passo na fase azul que é a abertura parcial, como a abertura do comércio varejista, shopping, academias. Para a fase verde, quando a doença tiver mais controlada, teremos a abertura das demais atividades” completou a secretária. Sobre as demais atividades, o município ainda não estipulou data para a reabertura.

Segundo o relatório apresentado pela secretária, Palmas conta com 37 mil empresas. Atualmente 74,93%  já estão abertas e 25,07 % são as que estão proibidas de funcionar, e dentro desse percentual também estão bares e restaurantes que estão funcionando parcialmente.

Fase A – a partir de 08 de junho

Abertura do comércio varejista, concessionárias, lojas de departamento, parque e praças.

https://cleitonpinheiro.com.br/

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 horas atrás

MEC destina R$344,6 milhões às instituições federais

Os recursos serão aplicados em custeio e manutenção das instituições e, também, direcionados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil

Brasil/Mundo5 horas atrás

Filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos se suicida após sofrer ataques no TikTok

Lucas Santos foi alvo de homofobia no TikTok após gravar vídeo fingindo que iria beijar um amigo da escola

Brasil/Mundo5 horas atrás

E-Cidadania: Senado quer saber se brasileiros desejam voto impresso auditável

Votações na enquete não interferem na decisão do relator que, neste caso, é o senador Humberto Costa (PT-PE)

Brasil/Mundo21 horas atrás

Escritora norte-americana comenta personagem trans em Muppet Babies: “Conduzem crianças à disforia de gênero”

Candence Owens publicou trecho do desenho onde a personagem Piggy encontra um sapato de cristal e Gonzo então se apresenta...

Brasil/Mundo23 horas atrás

Símbolo satânico: Coleção especial do All Star traz um pentagrama

Novidade tem gerado grande polêmica não apenas no Brasil, mas também nos EUA com várias pessoas criticando a marca

Brasil/Mundo1 dia atrás

Violência psicológica contra a mulher passa a ser crime no Brasil

O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização e outros

Brasil/Mundo1 dia atrás

Após protestos em todo Brasil pelo voto impresso auditável, TSE mira Bolsonaro e abre inquérito

Barroso rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sem mencioná-lo, e voltou a garantir que o processo eletrônico é seguro. 

Brasil/Mundo2 dias atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo2 dias atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista