Conecte-se conosco

Tocantins

Deputado pede retorno de aulas práticas para alunos da UFT e vacinação dos acadêmicos

As aulas presenciais na UFT estão suspensas desde o início da pandemia.

Publicado

em

O deputado estadual Jair Farias (MDB), entrou com requerimento nesta quarta-feira, dia 14, onde pede ao Governo do Estado o retorno imediato do internato médico para os alunos do ciclo clínico do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), bem como vacinação desses estudantes contra a Covid-19.

As aulas presenciais na UFT estão suspensas desde o início da pandemia. Este ano foram retomadas as aulas remotas, no entanto as atividades práticas do curso de Medicina seguem suspensas desde março de 2020.

Jair Farias entende que como o chamado internato médico é requisito obrigatório para a formação dos estudantes, a fim de que desenvolvam as competências necessárias para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, “a interrupção do internato médico constitui uma perda inestimável para a formação dos acadêmicos que estão sendo impedidos de aprender e contribuir com os serviços de saúde”, pontua o parlamentar.

O requerimento ressalta que a vacinação dos acadêmicos é necessária e prevista no cronograma de vacinação do governo. “O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 inclui os acadêmicos da área da saúde como trabalhadores da saúde e grupo prioritário e recomenda: “a vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”, reitera o documento.

Jair Farias ainda destaca a importância do aprendizado na prática, que ele considera imprescindível para a formação dos futuros profissionais médicos. “Torna-se indispensável o contato estudante-paciente, o que vai possibilitar o retorno social que a população tocantinense almeja de futuros profissionais médicos”, repete.

Esse é um desejo dos próprios acadêmicos. O estudante de Medicina Hewerthon Medrado, relata que está há mais de um ano sem ter aulas práticas. “Eu e meus colegas temos sentido uma grande ansiedade em não conseguir desenvolver nossa formação pela falta do contato prático com a Medicina”, lamenta o estudante. Segundo Hewerthon, é consenso absoluto na comunidade médica que não existe Medicina sem o contato estudante-paciente. “Os médicos que hoje estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia tiveram aulas práticas, nunca foi tão notório o papel crucial do boa assistência médica como agora”, continua. “Há milênios a Medicina segue o mesmo padrão de ensino baseado no contato com o corpo humano. Creio que apesar do momento de pandemia, precisamos considerar que somos os próximos profissionais que irão assumir o compromisso com a saúde de cada um dos tocantinenses, para tanto precisamos que ter uma boa formação, e uma boa formação perpassa irremediavelmente por aulas práticas”, conclui o acadêmico.

O requerimento do deputado Jair Farias está tramitando na Assembleia Legislativa para ser levado a plenário para  votação e aprovação.

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo11 horas atrás

Paulo Guedes diz que a privatização da Eletrobras está certa e adianta: “Vem aí os Correios”

O ministro comemorou também que mesmo diante da Pandemia, o Brasil tem tomado medidas importantes

Brasil/Mundo12 horas atrás

Barroso rejeita pedido de Bolsonaro para derrubar lockdown em estados

Para o ministro do STF, estados e municípios têm competência para editar normas para o enfrentamento da pandemia

Brasil/Mundo13 horas atrás

“Sou pré-candidato à presidência”, afirma João Doria

O polêmico governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (21) que não será candidato à reeleição ao...

Brasil/Mundo13 horas atrás

Concurso Ibama: novo edital foi autorizado para mil vagas

De acordo com ex-ministro, foram mil vagas autorizadas ao todo pelo Ministério da Economia. Não houve mais informações se foi...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Congresso Nacional decreta luto de três dias por mortos de Covid-19

Neste final de semana o país atingiu a marca de 500 mil brasileiros mortos em decorrência da covid

Brasil/Mundo2 dias atrás

Marca “Deus é Amor” poderá ser usada por outras igrejas, decide TJ

A Deus é Amor queria impedir que a expressão fosse utilizada pela Igreja Pentecostal Deus é Amor Renovada Ministério de...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Programa de capacitação em tecnologia está com inscrições abertas para bolsas de estudo

Vagas são para estudantes recém-formados

Brasil/Mundo2 dias atrás

Brasil recebe 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen

O Brasil deverá receber 38 milhões de doses do imunizante da Janssen este ano

Brasil/Mundo2 dias atrás

Universidade de Oxford testa ivermectina como possível tratamento para Covid-19

Segundo a Universidade, a ivermectina resultou na redução da replicação do vírus em estudos laboratoriais

Brasil/Mundo3 dias atrás

PGR pede ao STF para rejeitar ações de Bolsonaro contra o lockdown

O presidente, através da AGU, entrou com uma ação contra o lockdown adotado em três estados: Pernambuco, Paraná e Rio...