Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Dia do Médico Veterinário: campanha nacional valoriza profissional na Saúde Única

Ricardo Costa

Publicado

em

O médico-veterinário é o profissional que tem sua atuação associada a clínicas e petshops. No entanto, as áreas de atuação de quem faz Medicina Veterinária são diversas. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), há mais de 80 opções para seguir carreira nessa profissão.

A Medicina Veterinária foi regulamentada no Brasil pela primeira vez em 1933 e, anualmente, no dia 9 de setembro é comemorado o seu dia. Esse ano, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) adotou como mote de campanha o tema “O médico-veterinário também cuida de você”, para celebrar a presença do profissional em atividades que atuam desde o cuidado com os alimentos, solo, água, saúde pública, genética até doenças que circulam nos animais e atingem os homens, como as zoonoses.

“A figura do médico-veterinário se destaca como o profissional mais qualificado para implantar e coordenar ações de Saúde Única. O Sistema CFMV/CRMVs tem insistido em alertar profissionais, gestores e população sobre o impacto positivo da atuação dele para a saúde de todos. Prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população”, explicou, em nota, o CFMV/CRMVs.

Principais áreas de atuação da Medicina Veterinária

Agronegócio: nesse segmento, o profissional auxilia na produção de alimentos que possuem origem animal, sendo responsável por verificar a qualidade incluindo o tratamento com os animais. O profissional é responsável por cuidar da saúde e nutrição dos animais, evitando o surgimento de doenças.

Clínica e cirúrgica: essa área é destinada ao atendimento a pequenos animais, aplicando vacinas, vermífugos e coletando sangue entre outras atividades da rotina clínica veterinária. É uma das carreiras com mais profissionais e o contato é logo feito nos períodos iniciais da graduação em Medicina Veterinária. Especializações em dermatologia, ortopedia e nutrição animal garantem destaque do profissional que gosta desse setor.

Ensino e pesquisa: o campo acadêmico também é amplo para esse profissional. No ensino, há possibilidades como docência universitária, ministrar palestras ou prestar consultorias. Na pesquisa, o profissional pode desenvolver estudos com diferentes espécies de animais. Em ambas as áreas é necessário a dedicação em cursos que vão além da graduação: especializações, mestrados e doutorados na área.

Saúde pública: atua na prevenção e controle de zoonoses, doenças que podem causar prejuízos em humanos. O campo de atuação pode ser em laboratórios ou no setor público, por meio de concursos.

Vigilância, inspeção e perícia: verifica se supermercados, frigoríficos ou qualquer estabelecimento e indústrias com alimentos de origem animal estão cumprindo as normas sanitárias. Nessa área, o médico-veterinário também vistoria de perto o cuidado com o gado.

Já nos espaços conhecidos por realizar competições ou concursos de animas, o médico-veterinário é quem faz a avaliação dos bichos, identificando como estão cada um deles, além de fiscalizar se os tutores deram substâncias proibidas nas competições. Essa função é parecida com a veterinária esportiva, com a diferença no tipo de cuidado. Nessa, o veterinário cuida e trata das lesões que podem aparecer nos animais competidores.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo13 horas atrás

Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições para alunos do ensino médio

A competição é uma iniciativa da Samsung

Brasil/Mundo18 horas atrás

Receita Federal adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

Novo prazo se encerrará no dia 31 de maio

Brasil/Mundo1 dia atrás

Lei que obriga escolas a ter Bíblia é inconstitucional, decide STF por unanimidade

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei amazonense que obriga escolas e bibliotecas a manter pelo...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ativista pró-aborto morre após interromper a gravidez legalmente na Argentina

Jovem de 23 anos interrompeu a gravidez na quarta e faleceu no último domingo

Brasil/Mundo2 dias atrás

“Impeachment de ministro do STF não pode ser revanchismo”, diz Rodrigo Pacheco

Não permitiremos que o Senado atue de maneira revanchista ao relação ao Supremo

Brasil/Mundo2 dias atrás

Encceja 2020: avaliação tem calendário alterado novamente; confira

As provas serão aplicadas agora em agosto deste ano

Brasil/Mundo3 dias atrás

Estrutura física e tecnologia são essenciais para profissionais em home office

Com profissionais em sistema remoto é preciso pensar na estrutura física e tecnológica que facilitem o trabalho.

Brasil/Mundo3 dias atrás

Após 14 anos de governo de esquerda, Equador elege presidente conservador

Foram três tentativas até que Guilhermo Lasso conseguiu obter a maioria dos votos e se tornou o novo presidente do...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Marcha da Família atrai milhares de pessoas em várias cidades do país

Grupos cristãos se manifestaram em várias cidades do país

Brasil/Mundo3 dias atrás

Padre solta o verbo contra veto a missas: “coisa de esquerdistas vagabundos”

Padre do interior de São Paulo acredita que em dez anos o Brasil será comunista se as igrejas não reagirem.

Publicidade