Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Dia do Médico Veterinário: campanha nacional valoriza profissional na Saúde Única

Publicado

em

O médico-veterinário é o profissional que tem sua atuação associada a clínicas e petshops. No entanto, as áreas de atuação de quem faz Medicina Veterinária são diversas. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), há mais de 80 opções para seguir carreira nessa profissão.

A Medicina Veterinária foi regulamentada no Brasil pela primeira vez em 1933 e, anualmente, no dia 9 de setembro é comemorado o seu dia. Esse ano, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) adotou como mote de campanha o tema “O médico-veterinário também cuida de você”, para celebrar a presença do profissional em atividades que atuam desde o cuidado com os alimentos, solo, água, saúde pública, genética até doenças que circulam nos animais e atingem os homens, como as zoonoses.

“A figura do médico-veterinário se destaca como o profissional mais qualificado para implantar e coordenar ações de Saúde Única. O Sistema CFMV/CRMVs tem insistido em alertar profissionais, gestores e população sobre o impacto positivo da atuação dele para a saúde de todos. Prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população”, explicou, em nota, o CFMV/CRMVs.

Principais áreas de atuação da Medicina Veterinária

Agronegócio: nesse segmento, o profissional auxilia na produção de alimentos que possuem origem animal, sendo responsável por verificar a qualidade incluindo o tratamento com os animais. O profissional é responsável por cuidar da saúde e nutrição dos animais, evitando o surgimento de doenças.

Clínica e cirúrgica: essa área é destinada ao atendimento a pequenos animais, aplicando vacinas, vermífugos e coletando sangue entre outras atividades da rotina clínica veterinária. É uma das carreiras com mais profissionais e o contato é logo feito nos períodos iniciais da graduação em Medicina Veterinária. Especializações em dermatologia, ortopedia e nutrição animal garantem destaque do profissional que gosta desse setor.

Ensino e pesquisa: o campo acadêmico também é amplo para esse profissional. No ensino, há possibilidades como docência universitária, ministrar palestras ou prestar consultorias. Na pesquisa, o profissional pode desenvolver estudos com diferentes espécies de animais. Em ambas as áreas é necessário a dedicação em cursos que vão além da graduação: especializações, mestrados e doutorados na área.

Saúde pública: atua na prevenção e controle de zoonoses, doenças que podem causar prejuízos em humanos. O campo de atuação pode ser em laboratórios ou no setor público, por meio de concursos.

Vigilância, inspeção e perícia: verifica se supermercados, frigoríficos ou qualquer estabelecimento e indústrias com alimentos de origem animal estão cumprindo as normas sanitárias. Nessa área, o médico-veterinário também vistoria de perto o cuidado com o gado.

Já nos espaços conhecidos por realizar competições ou concursos de animas, o médico-veterinário é quem faz a avaliação dos bichos, identificando como estão cada um deles, além de fiscalizar se os tutores deram substâncias proibidas nas competições. Essa função é parecida com a veterinária esportiva, com a diferença no tipo de cuidado. Nessa, o veterinário cuida e trata das lesões que podem aparecer nos animais competidores.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo1 hora atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo4 horas atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo5 horas atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo1 dia atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo1 dia atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo1 dia atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo2 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Brasil ultrapassa marca de 60% da população vacinada com primeira dose contra Covid-19

São mais de 96 milhões de pessoas, das 160 milhões com mais de 18 anos, que receberam a primeira dose...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Olimpíadas de Tóquio têm medalhas feitas por designer japonês

Junichi Kawanishi foi o vencedor de um concurso com 400 participantes

Brasil/Mundo4 dias atrás

Entidades e mais de 50 juristas assinam carta em defesa da indicação de André Mendonça ao STF

Texto mostra que um jurista evangélico também pode assumir uma cadeira na Suprema Corte