Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Opinião

Dicas e ferramentas poderosas para avaliar notícias falsas e fontes de informação

É muito importante avaliar a autenticidade de qualquer notícia e informação que as pessoas leem online antes de acreditar e compartilhá-las.

Publicado

em

Notícias falsas

Atualmente, os especialistas recomendam evitar o termo ‘notícias falsas’ ou, entretanto, limitar seu uso. Geralmente, o termo notícias falsas está relacionado à política ou celebridades, e essa conotação pode restringir o foco da questão. Por outro lado, o termo informação falsa é melhor porque se refere a uma gama diversificada de meias-verdades cobrindo tópicos como bem-estar, ecologia e finanças em todos os pódios e categorias, enquanto ‘notícias falsas são mais dificilmente entendidas como políticas ou notícias de celebridades. busca reversa de imagens pode ser útil para distinguir entre notícias falsas e fatos, buscando os dados da fonte.

Informações falsas

pessoas lêem muitas coisas online, especialmente em seus feeds de mídia social, que às vezes podem ser verdadeiras e às vezes falsas. Informações falsas ou falsas são notícias ou histórias criadas com o propósito de enganar ou enganar todos os leitores em potencial. Normalmente, essas informações são criadas para afetar a opinião das pessoas ou chamar sua atenção. Ele engana as pessoas facilmente quando fornecido por sites confiáveis ​​ou seus nomes semelhantes.

Dicas poderosas para avaliar notícias e fontes falsas

É muito importante avaliar a autenticidade de qualquer notícia e informação que as pessoas leem online antes de acreditar e compartilhá-las. busca reversa de imagens é uma forma de descobrir fontes falsas e autênticas. No entanto, algumas dicas e truques para avaliar as notícias e informações falsas são as seguintes:

●      Preste atenção no site

Avalie o site no qual as notícias e informações são publicadas. Todos os sites que terminam em “lo” ex: Notícias geralmente são considerados não autênticos. Eles geralmente pegam informações precisas e depois as misturam com alguns “fatos” falsos ou enganosos. No entanto, se um site confiável não estiver relatando a mesma história, as informações podem ser falsas.

●      Confie em blogueiros autênticos

Muitas organizações de notícias contratam blogueiros para postar sob a bandeira de marcas de notícias específicas. No entanto, muitas dessas notícias e informações não passam pelo mesmo processo de edição (ex: blogs Kinja, blogs Forbes). Portanto, confie apenas em blogueiros confiáveis ​​e relevantes.

●      Verifique o “Sobre nós”

Outra maneira fácil de avaliar as notícias e informações falsas é verificar a guia “Sobre nós” em diferentes sites ou pelo menos procurar o site no Snopes ou Wikipedia para obter informações mais autênticas sobre a fonte.

●      Verificar web design

Normalmente, um web design ruim e o uso de MAIÚSCULAS indicam que você precisa verificar a fonte. Se as notícias ou informações estão deixando você com raiva, será bom continuar lendo sobre elas por meio de outras fontes para ter certeza de que não estavam intencionalmente tentando deixá-lo com raiva.

●      Acredite em informações de várias fontes

A prática recomendada para avaliar qualquer notícia e informação falsa é ler de várias fontes para obter uma variedade de lookouts e quadros de mídia. Identificar a fonte de notícias autêntica requer que os leitores e espectadores confirmem e contextualizem as informações com outras fontes por conta própria.

Ferramentas poderosas para avaliar notícias e fontes falsas

Uma maneira rápida e descomplicada de autenticar qualquer informação e fonte de notícias é investigar as imagens que as acompanham. Todas as imagens fora de contexto ou com foto comprada indicarão instantaneamente que as informações podem ser enganosas ou falsas. busca reversa de imagens pode ser uma técnica muito útil para rastrear a origem de qualquer imagem ou história em particular, para melhor compreender a notícia da informação. Algumas das ferramentas poderosas para autenticar todas as imagens relevantes e suas fontes para determinar se não foram falsificadas ou retiradas do contexto são as seguintes:

1.     Reverseimagesearch.Org

Esta busca reversa de imagens ferramenta usa algoritmos de inteligência artificial para pesquisar imagens semelhantes Seu procedimento de reconhecimento de imagem depende do confronto das imagens enviadas com as fotos disponíveis no banco de dados. Esta pesquisa por foto ferramentaajuda você a reconhecer contas falsas nas redes sociais e permite que você descubra todos os dados relevantes sobre qualquer fotografia rapidamente. Além disso, esta ferramenta pesquisa por imagem executa rapidamente uma verificação de comparação, combinando os objetos e outros elementos de uma imagem.

1.     Pesquisa de imagens do Google

Google é um famoso mecanismo de busca para pesquisar imagens semelhantes, bem como sites onde uma imagem aparece. Ado Google ferramenta busca todas as informações necessárias que ajudarão a verificar o contexto de uma imagem. Ao usar o Chrome, o usuário só precisa clicar com o botão direito para realizar um processo fácil busca reversa de imagens. Esta pesquisa de imagem baseada em IA capacita todos os seus usuários a economizar tempo e energia, fornecendo os resultados mais precisos com rapidez.

2.     TinEye

Esta busca reversa de imagens ferramenta é muito especializada para identificar violações de direitos autorais e propriedade intelectual. Realiza pesquisas por duplicatas exatas de uma determinada imagem por foto, ou seu URL. Além disso, também é possível recortar as imagens para buscar informações sobre elementos ou pessoas específicas. Esta ferramenta gratuita irá descobrir o dono de qualquer imagem em um momento. Seu algoritmo de busca fornece resultados confiáveis ​​para facilitar a autenticação da informação e de sua fonte por meio desta ferramenta.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo20 minutos atrás

Jogador de vôlei que criticou Superman bissexual é afastado do Minas Clube

Pressão de internautas foi decisiva para que patrocinadores ameaçassem o clube

Brasil/Mundo5 horas atrás

Livro baseado em fatos reais conta histórias sobre sonhos de crianças

Já dizia o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare: “Somos do mesmo material do que se tecem os sonhos, nossa...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Seleção Russa bem-sucedida para a Copa do Mundo de 2022

Há vários fatores óbvios no desempenho bem sucedido da equipe

Brasil/Mundo1 dia atrás

“Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina”, diz Bolsonaro

Durante live no Facebook, Bolsonaro leu uma reportagem internacional sobre esse mesmo assunto e foi acusado de propagar notícia falsa

Brasil/Mundo2 dias atrás

Jogador do Cuiabá, diz que homossexualidade ‘é pecado’ e ‘leva à condenação’

Cristão, o atleta passou a se acusado de homofobia

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ministro da Justiça pedirá extradição de Allan dos Santos

Torres revelou que setores da Interpol não reconhecem o pedido, pois não há crime de opinião

Brasil/Mundo4 dias atrás

Motivação de estudantes aumentou com retorno das aulas presenciais, diz pesquisa

Na opinião de pais, 87% dos filhos que frequentam as aulas presenciais se sentem mais animados

Brasil/Mundo5 dias atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Publicidade