Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Educação e cultura digital são temas de debates virtuais promovidos pela FGV

Participação é gratuita; programação vai até amanhã (9)

Publicado

em

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR estão realizando uma série de debates com tendo como ponto de partida os temas educação e cultura digital. O acesso para as discussões é gratuito e totalmente on-line.

O evento iniciou ontem, 7, tendo como premissa conceito de “cultura digital”, que é uma das bases da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal dos debates é apontar ações que acrescentem nos currículos escolares conhecimento necessário para uma navegação segura dos estudantes na internet.

Estão sendo debatidos temas como elaboração e implementação de currículos para a cultura digital, desafios para tornar essa cultura inclusiva e garantir o envolvimento de toda a comunidade escolar e o desenvolvimento de atividades serão pautados nos dias do evento.

“A questão central da série é pensar em caminhos para a formação de pessoas aptas a usar e aplicar a tecnologia de maneira responsável, mesmo com todas as dificuldades das escolas brasileiras, sem nos esquecermos dos direitos humanos, que também se aplicam no ambiente digital”, explica Guilherme Klafke, Líder de projetos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP.

Interessados podem acessar o canal do evento no YouTube. As transmissões acontecem das 14h30 às 17h. Confira programação abaixo:

Terça-feira (8)

14h30 às 15h40: Como envolver a comunidade para formação em cultura digital? Mediação de Rosa Lamana (SEDUC SP/EFAPE), com a participação de Renata Ferraz (Fundação Lemann), Taís e Roberta Bento (SOS Educação)

15h50 às 17h: Como formar cultura digital de maneira inclusiva? Mediação de Daniela Costa (Cetic.br|NIC.br), com a participação de Rodrigo H. Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e Eliane Leite (Uzoma Diversidade, Educação e Cultura)

Quarta-feira (9)

14h30 às 15h40: Como criar atividades sobre cultura digital? Mediação de Guilherme F. Klafke (CEPI FGV Direito SP), com a participação de Verônica Cannatá (Colégio Dante Alighieri) e Mariana Ochs (EducaMídia)

15h50 às 17h: Como proteger a comunidade escolar contra violações de direitos no ambiente digital Mediação de Kelli Angelini (NIC.br), com a participação de Karolyne Utomi (Kaosu e Rigopoulos Sociedade de Advogados), Maíra Bosi (Instituto Alana) e Pedro Hartung (Instituto Alana).

 

* Com informações do G1

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo10 horas atrás

PGR pede ao STF para rejeitar ações de Bolsonaro contra o lockdown

O presidente, através da AGU, entrou com uma ação contra o lockdown adotado em três estados: Pernambuco, Paraná e Rio...

Brasil/Mundo10 horas atrás

Rosa Weber suspende convocações de governadores à CPI da Pandemia

Ação movida por governadores alega que o Senado Federal não tem competência para julgar os chefes do Poder Executivo estaduais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Revalida 2021: pedido de recursos para documentos indeferidos deve ser feito a partir de hoje

Provas da primeira etapa do exame serão aplicadas no dia 5 de setembro

Brasil/Mundo1 dia atrás

TSE vai adotar linguagem neutra em sua comunicação com os eleitores

Órgão lançou um guia sobre a adoção de formas neutras, abrangentes e representativas de tratamento, respeitando a identidade de gênero...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ditador da Coreia do Norte admite crise alimentar no país

As fronteiras fechadas para conter a covid-19 impediu o acesso de suprimentos agrícolas, além disso, a economia do país também...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo4 dias atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsonaro diz que filiação ao Patriotas “está quase certa”

Há uma ala da legenda que não quer permitir que o presidente e seu grupo político assumam o controle do...

Brasil/Mundo5 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo5 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...