Conecte-se conosco

Política

Eli Borges diz que Amastha não tem condições de assumir o Estado e critica aumento do IPTU

Publicado

em

Da Redação JM Notícia

Eli Borges diz que Amastha não tem condições de assumir o Estado e critica aumento do IPTU

Nesta quarta-feira (7) o deputado estadual Eli Borges (PROS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins para levantar um debate sobre o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Palmas que tem assustados os moradores, sobretudo os comerciantes da capital.

Em seu sétimo mandato, Borges declarou que nunca viu a população tão “polvorosa” como viu após retornar de suas férias. Em contato com alguns dos moradores de Palmas que receberam um aumento desproporcional do IPTU por conta da diminuição dos redutores, o parlamentar faz críticas ao prefeito licenciado da cidade, Carlos Amastha.

“Esse cidadão que tem pretensão de governo, ele não é um cidadão coerente na política tributária. Eu peguei um caso aqui que o aumento do IPTU ficou em 211%, dentro da própria administração. Mas se pegar o aumento de antes desse cidadão assumir a cidade, teremos casos de mais de 500% e 600%”, declarou o deputado.

Outro caso citado pelo parlamentar foi de um contribuinte que recebeu um imposto 171% mais caro do que ele pagou no ano passado. Quem mora na área rural também sofreu com aumentos, segundo o parlamentar, o imposto veio com um valor maior que o valor venal do imóvel.

“O cidadão entra com recursos, se esforça, mas o Prefeito ganha todas no Judiciário”, denuncia. Eli Borges também critica a explicação de que o valor venal dos imóveis subiu. “Não vem com essa história que o valor venal subiu, porque nos últimos anos, pela crise, o valor diminuiu”, completou.

Na visão do deputado estadual, Amastha não tem condições de assumir o governo do Estado  e abordou a questão das multas, que Amastha adotou na cidade, deixando de investir na manutenção de semáforos, mas disponibilizando agentes para aplicar multa em quem circula pela capital. “Eu não vejo fiscais de trânsito, por exemplo, fazendo aquele trabalho que substitui o semáforo pela ausência do equipamento eletrônico”.

Com impostos tão altos, Amastha afasta empresas que poderiam investir na cidade e ajudar no seu desenvolvimento. Por isso, Eli Borges promete levantar os dados sobre esses aumentos e pede aos seus pares que se unam para criar uma nova lei para questões cartorárias. “Vamos cuidar do nosso povo, respeitar o bolso da nossa sociedade e não vamos permitir que alguém esfolie mais a nossa gente”, concluiu.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo10 horas atrás

MEC destina R$344,6 milhões às instituições federais

Os recursos serão aplicados em custeio e manutenção das instituições e, também, direcionados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil

Brasil/Mundo13 horas atrás

Filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos se suicida após sofrer ataques no TikTok

Lucas Santos foi alvo de homofobia no TikTok após gravar vídeo fingindo que iria beijar um amigo da escola

Brasil/Mundo14 horas atrás

E-Cidadania: Senado quer saber se brasileiros desejam voto impresso auditável

Votações na enquete não interferem na decisão do relator que, neste caso, é o senador Humberto Costa (PT-PE)

Brasil/Mundo1 dia atrás

Escritora norte-americana comenta personagem trans em Muppet Babies: “Conduzem crianças à disforia de gênero”

Candence Owens publicou trecho do desenho onde a personagem Piggy encontra um sapato de cristal e Gonzo então se apresenta...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Símbolo satânico: Coleção especial do All Star traz um pentagrama

Novidade tem gerado grande polêmica não apenas no Brasil, mas também nos EUA com várias pessoas criticando a marca

Brasil/Mundo2 dias atrás

Violência psicológica contra a mulher passa a ser crime no Brasil

O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização e outros

Brasil/Mundo2 dias atrás

Após protestos em todo Brasil pelo voto impresso auditável, TSE mira Bolsonaro e abre inquérito

Barroso rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sem mencioná-lo, e voltou a garantir que o processo eletrônico é seguro. 

Brasil/Mundo2 dias atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista